Na próxima segunda-feira (26), o Banco de Livros da Fiergs lança em todo o Rio Grande do Sul campanha pioneira para arrecadar 500 mil livros até o final do mês de novembro. Para chegar a esta marca conta com estratégia de marketing e campanha criadas voluntariamente pela agência Escala.

As ações foram criadas para provocar impacto, curiosidade e alcançar uma grande adesão, cumprindo com a meta desejada. De acordo com Waldir da Silveira, presidente do Banco, os livros não podem ficar parados nas estantes ou apenas enfeitando mesas. O conhecimento precisa circular e chegar até as pessoas que não têm acesso.

Com o mote “Um livro fechado é uma história que ninguém conhece. Doe seus livros”, as ações vão tomar conta do Estado estimulando a doação e fazendo com que livros já lidos cheguem às mãos de novos leitores, gerando conhecimento e participação social.

Estão programadas ações em livrarias, shoppings e feiras, além de comerciais de TV, anúncios, outdoor, cartazes e spots de rádio. Em todas as situações, o público vai se deparar com a dificuldade de pegar o livro, mas terá acesso a folhetos, que explicam a dinâmica para fazer as doações, e caixas de coleta.

O projeto se estende até final de novembro, passando pela 55ª Feira do Livro de Porto Alegre.
A arrecadação será distribuída em bibliotecas comunitárias localizadas em favelas, creches, hospitais e presídios gaúchos com demanda de público leitor.

O Rio Grande do Sul é o primeiro Estado do Brasil a contar com um Banco de Livros.
A iniciativa é da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, ligada ao Sistema Fiergs.

Os volumes arrecadados são usados para a montagem de novas bibliotecas em comunidades carentes, presídios, cidades sem biblioteca.