Escala planeja expansão nacional

Mesmo começando o ano com um faturamento 20% menor em função da saída da conta da Lojas Renner, a Escala fecha o ano com um excelente desempenho. A agência consolidou a operação em São Paulo, conquistou novas contas e também o título de Agência do Ano e Empresa de Comunicação do Ano na premiação concedida pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP) durante a Semana ARP da Comunicação 2010.

Uma das poucas agências com capital 100% nacional, a Escala passa a ser a nova opção de empresa com condições de disputar com os grandes grupos. “Queremos estar entre as 20 maiores nos próximos cinco anos”, projeta Reinaldo Lopes, um dos seis sócios-diretores da Escala, que atualmente mora em São Paulo para comandar a operação no mercado paulista. A expansão geográfica começou quando a agência traçou o plano de desenvolvimento e percebeu que o mercado da região sul estava ficando pequeno por ter atingido o limite máximo e não poder atender contas conflitantes.

“Chegamos num tamanho que não tínhamos mais para onde crescer localmente. Cada vez mais a gente enxergava limitação de crescimento num mercado regional. Como não tínhamos possibilidade de duplicar contas optamos por entrar no mercado nacional. Várias agências tentaram esse voo e nenhuma se manteve”, conta Picoral. “Mas em nenhuma delas o dono foi morar em São Paulo, como nós fizemos”.

Foi então que a Escala comprou a Sociedade DDP, reformulou a carteira de clientes para alinhar com a que já tinha, aumentou a participação em clientes-chave e abriu mão de outros que não eram compatíveis com o negócio. Saudável financeiramente, a chegada a São Paulo foi consolidada com a mudança de um dos sócios para a capital paulista. O escolhido foi Reinaldo Lopes que comanda o escritório junto com Daniela Schmitz. Os sócios Alfredo Fedrizzi, Fernando Picoral, Miguel de Luca e Paulo Cesar Melo ficam sediados em Porto Alegre.

Há dois anos, desde a entrada em São Paulo, a Escala cresceu quase 10% e conquistou clientes nacionais como: Bayer Crop-Science, Tecnisa, Costa do Sauípe, Fundação Bunge, Rede Metodista, Rede Trel, Sonae Sierra Brasil, Stuhlberger, Warner Home Entertainment. Também estão na carteira de clientes da Escala  Braskem, Grendene, Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), Lojas Colombo, Unisinos, Grupo Zero Hora entre outros.

Segundo Reinaldo Lopes, o  diferencial foi ter aliado, ao longo dos seus 37 anos de história, excelência criativa com solidez empresarial. “Muitas agências oferecem apenas uma destas opções. Nós oferecemos as duas”, afirma ele. Presente no Rio Grande do Sul, São Paulo e Recife, a Escala conta hoje com 220 funcionários. “A Escala é uma nova opção de agência para o mercado nacional. Ela nasceu há dois anos pronta em São Paulo”, declara Picoral.

Com um plano de expansão bem estruturado, utilizando o Ibope Monitor para definir faixas de investimento, foi avaliado o histórico de cada anunciante com suas agências chegando ao número de 800 clientes que poderiam ser prospectados. Filtrando conforme os interesses, há uma lista de 200 anunciantes que estão merecendo a atenção especial da agência. Inquieta, a Escala almeja mais. “A agência do futuro é aquela capaz de ajudar o cliente a ganhar dinheiro. Acredito que teremos em breve métodos mais sólidos e objetivos para mensurar este retorno sobre o investimento do anunciante”, finaliza Picoral.

por Ana Paula Jung