Espaço, fantasia e minimalismo podem guiar criatividade para 2018
A partir da análise de bilhões de buscas em mais de 170 milhões de imagens, a Shutterstock acaba de divulgar o Relatório de Tendências Criativas de 2018. Os dados ajudam a identificar informações relevantes colhidas em imagens, músicas e vídeos de 2017 que determinaram ideias e conceitos que poderão influenciar a criatividade no ano que se inicia.
Nesta edição, o relatório identificou não apenas temas com maior relevância, como uma lista com 20 tendências específicas por país. Além disso, o cenário do design também ganhou um guia de 11 estilos.
Entre as principais tendências para 2018, “Fantasia” aparece como um conceito reconhecido entre as pesquisas. De animais místicos a paisagens, símbolos e elementos fantásticos que levam para outro mundo, o termo “unicórnio” cresceu 297% e “sereia” 145% em relação a 2016. Além disso, a música épica e orquestral também está crescendo em popularidade, resultando em uma pitada de sobrenatural no cotidiano através dos profissionais de marketing e criativos.
Outra tendência destacada, “Espaço” tem atraído as bilheterias de todo o mundo e a criatividade tem se apropriado da ficção científica. As buscas por “energia solar” aumentaram 991% e o interesse em astros cresceu 671%. A popularidade do som de sintetizador de ficção científica aumentou 494% em relação ao ano anterior.
A evolução do minimalismo para um visual mais moderno, chamado de novo minimalismo, também foi identificado. Ele se configura além de linhas nítidas e limpas, mas com cores arrojadas, vibrantes e com estilos fluidos. A procura por “linha contínua” aumentou 432% em relação a 2016. Já “círculo de néon” foi pesquisado 387% a mais do que no ano anterior.
Por país, a Shutterstock também divulgou uma lista de tendências. No Brasil, “cão” é o estilo identificado pela pesquisa. As outras são: Fãs de jazz (Argentina); Curvas matemáticas (Austrália); Vintage (Canadá); Cactos (Egito); Histórias em quadrinho (França); Valores familiares (Alemanha); Nebula (Índia); Outonal (Itália); Círculo rosa (Japão); Bordados florais (Coreia do Sul); Design em loop (Malásia); Jazz (México); O Cosmos (Polônia); Mármore (Rússia); Criptomoeda (África do Sul); Antiguidades (Espanha); Grunge (Turquia); Terraço (Reino Unido); e O Phyllomedusa sauvagii (Estados Unidos).
“Em seu sétimo ano, nosso Relatório de Tendências Criativas inspira profissionais criativos em todo o mundo, pois apontam tendências para o planejamento criativo do próximo ano”, disse Robyn Lange, curador da Shutterstock. “Nosso relatório de 2017 foi particularmente preciso em suas previsões, identificando tendências como ‘estática’ no começo. Ao longo do ano, observamos como o estilo cresceu, se desenvolveu e prosperou em grandes campanhas para marcas em todo o mundo. Estamos ansiosos para ver as tendências de 2018 florescerem da mesma maneira”.
Confira cada uma delas: