Especial aborda São Paulo como celeiro de inovações e de startups

Nas comemorações dos 463 anos de São Paulo, nesta quarta-feira (25), como já é de praxe, o PROPMARK faz homenagem à cidade que não para nunca e, por isso mesmo, o empreendedorismo lhe cai bem. Ela abraça sem cerimônia as inovações, os ambiciosos, os que gostam de desafios e os bons de braço, que não se assustam com o trabalho. Por tudo isso, as startups não poderiam se dar tão bem quanto na capital paulista. Nesta edição, nas páginas a seguir, o leitor encontra um especial que aborda o assunto, já que a cidade virou “uma espécie de meca desse novo comportamento empresarial, embora não seja uma exclusividade sua”.

courrtneyk/iStock

Nos seus 463 anos, São Paulo adota todas as tribos; contribui ainda para a gestação, nascimento e desenvolvimento de empresas de vários segmentos da economia

Você vai saber ainda que o Cubo Coworking é uma iniciativa do Banco Itaú, sócio-mantenedor e principal provedor com parceria do fundo de capital Red Point eVentures, e que a iniciativa trouxe novo vigor a esse ecossistema.

Vai poder conferir também que empresas de tecnologia, como Google e Facebook, enxergam São Paulo como uma cidade com forte potencial para a economia digital, tornando-se uma escolha natural para abrigar projetos que apoiem as startups.

O Campus São Paulo, por exemplo, é uma iniciativa do Google para empreendedores aprenderem, conectarem-se e criarem empresas inovadoras e de alto impacto. Já o Facebook tem o seu FBStart, com mais de 9 mil startups, sendo que 440 delas são brasileiras.

As novidades andam tão rápidas e movimentam tanto os negócios em São Paulo que até o Campus Party – que este ano chega à sua décima edição no Brasil – promete, além de proporcionar uma imersão nas últimas tecnologias, contribuir, mais uma vez, para o empreendedorismo por meio do programa Startup & Makers Camp, com o objetivo de impulsionar e capacitar talentos.

A capital paulista também aceita e experimenta sem preconceito novidades em outras áreas. A gastronomia é um dos maiores exemplos. Nasceu em São Paulo o famoso bauru e o virado à paulista, sem falar na pizza, que dizem não existir melhor no mundo, nem na Itália, seu berço de origem. Alguns experimentos só podem ser realizados em São Paulo mesmo, já que a população está acostumada a maluquices de toda ordem e aprecia ineditismos, como os serviços relacionados com on e offline, como Uber e Airbnb. Foi em São Paulo que o Dia dos Namorados surgiu e as vitrines das lojas ganharam novo conceito. Nos anos 1930, o zelo pela exposição de produtos foi implantado pelo Mappin, extinta loja de departamentos, localizada no Centro, em frente ao Teatro Municipal. Ela chamava a atenção na época, mas ganhou ainda mais impacto quando Alex Periscinotto (ex-AlmapBBDO) chegou à empresa, em 1955, e provocou revolução no setor.

Agora, é só conferir as reportagens do especial Parabéns, Sampa!