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Quatro projetos diferentes marcaram a participação do Brasil na categoria Mobile do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions. No total, o país conquistou quatro Leões. As campanhas ‘Anúncio Grelhado’, da David São Paulo para o Burger King e ‘Tapete de Acessibilidade’, da GTB Brasil para Ford, levaram prata. Já as ações de ‘Air Max Graffiti Stores’, da AKQA São Paulo para Nike e ‘Rescue Dogz’, da JWT para GUD, bronze.    

“Foi um ano muito bom para o Brasil. No ano passado o país trouxe três Leões. Claro, eles foram maiores, mas este ano temos mais prêmios e um número maior de agências premiadas”, diz Adriano Matos, vice-presidente da agência Grey Brasil e jurado na categoria.

Ainda segundo Matos, o Brasil ainda tem muito o que desenvolver na categoria Mobile. “O Brasileiro é um grande consumidor de celular. Temos cerca de 230 milhões de aparelhos no país, ou seja, mais celular do que pessoas. Acredito que há um caminho muito fértil para desenvolver trabalhos em mobile, já que é um aparelho tão multiplataforma e capaz de soluções tão absurdamente diferentes entre si”, comenta.

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O Grand Prix foi para ‘The Whopper Detour’, da FCB New York para Burger King. Vale lembrar que a campanha também conquistou um GP na categoria Direct e vem alcançando bons resultados no festival. Aliás, os Estados Unidos foram os campeões na categoria Mobile, levando para casa 15 Leões.

“É uma peça super bacana e criativa. Porém, mais do que qualquer coisa, é uma peça absolutamente mobile. Os Estados Unidos possui uma indústria mais madura e desenvolvida. Além, de ser um grande mercado e com uma quantidade maior de oportunidades. O mais bacana é ver que na ficha técnica dessa campanha há muitos brasileiros. Ou seja, o fato deles terem ganhado o Grand Prix, não quer dizer que os americanos são mais criativos que os brasileiros. Eles apenas possuem um mercado mais poderoso e com mais musculatura. Inclusive, para trazer talentos de fora, como os brasileiros”, finaliza