Uma das áreas estreantes no Festival de Cannes, Creative Strategy concedeu 22 Leões, dentre 848 inscrições. O Grand Prix foi para o case sueco “The E.V.A. Initiative”, da Forsman & Bodenfors para Volvo Cars. A presença do Brasil foi tímida, sem presença no shortist.

A parte da estratégia da campanha partiu da constatação que as mulheres tendem a se ferir mais em acidentes de carros. Muito porque os “crash tests” são voltados para homens, com bonecos com suas feições. Em seguida, a Volvo coletou dados desde os anos 1970 sobre acidentes e seus reflexos nos corpos das pessoas e, com isso, passou a oferecer mais segurança para as mulheres a partir do design novo dos carros. A campanha mostra esses dados de uma forma mais humana e oferece ao setor automotivo um estudo sobre segurança já baixado por 11 mil pessoas até o momento.

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Além do Grand Prix, foram concedidos 3 Ouros para as campanhas “The Time We Have Left”, da Leo Burnett Madrid para Pernod Ricard (RuaVieja), “Viva la Vulva”, da AMVBBDO para Essity e “Endangered Syndrome”, da FCB Toronto para Canadian Down Syndrome Society. Houve ainda 7 pratas para agências de Guatemala, Malásia, Suécia, França, Colômbia, Índia e Reino Unido, e 11 bronzes.

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“Os melhores cases foram aqueles que entenderam a missão da categoria, de mostrar a ideia que vem antes da ideia, com a estratégia que faz as pessoas criativas compreenderem onde estão novas oportunidades e audiências. A estratégia não é um processo racional, que se coloca no papel para o criativo executar. É uma grande responsabilidade de indicar como se pode resolver problemas, encontrara novos territórios criativos, criar produtos, serviços e experiências”, resume Tom Morton, Chief Strategy Officer da R/GA dos Estados Unidos.