Dizem que a propaganda é a alma do negócio, mas e quando a propaganda é “secreta”? Foi a aposta do Cannes Lions para uma palestra ocorrida nesta segunda-feira (17), no começo da tarde no Audi A do Palais de Festival. O resultado deu certo: divulgando o evento apenas como algo que poderia “mudar a vida” de quem assistisse, a organização conseguiu encher o espaço. Para palestrar, Joshua Coombes, idealizador do movimento “Do Something for Nothing”, ou “Faça algo por nada”, em tradução livre. Ele foi apenas o primeiro de três “Secret Speakers” que irão palestrar no evento.

Há três anos, Coombes ficou incomodado com os moradores de rua de Londres. Mas não num sentido negativo. Ele sentia que jogar moedas ou esmolas não era suficiente. Certo dia, ele resolveu usar sua habilidade como cabeleireiro para fazer algo. “Conheci um cara que tinha mais ou menos a mesma idade que eu e, por alguma razão, me pareceu certo cortar seu cabelo. Algo incrível aconteceu. Comecei a ouvi-lo, mas quando entreguei o espelho, foi algo mágico”, explica.

Coombes afirma que sabe que “um corte de cabelo não vai mudar o mundo”, mas afirma que a atividade abriu sua percepção. “Todos os estereótipos que eu tinha foram dissolvidos”, comenta. Para divulgar sua atividade, o profissional começou a utilizar o Instagram e postar fotos do antes e depois.

Quando pensou num nome para o projeto, ele refletiu. “Sabia que não era só ‘corte de cabelos para desabrigados’. Então, criei o nome ‘Do Something for Nothing'”.

Quando Coombes corta os cabelos dos moradores de rua, “eles reconhecem alguém que não viam há alguns anos”. “Agora, se transformou num movimento com várias pessoas participando”, conta revelando que há pessoas disposta a cuidar dos animais de estimação dos moradores, ajudá-los com roupas, entre outros. “Nós todos podemos compartilhar algo e encontrar similaridades entre nós”, finaliza.