O Cannes Lions faz parte da história profissional e pessoal de Karen César, CEO e fundadora da Red Bandana, que este ano será jurada na categoria Design. Desde 2009, ela frequenta o festival e considera ser jurada praticamente um “Oscar” por tantos anos dedicados ao design. Karen acredita que o design premiável é aquele que, além de bem executado, traga uma boa solução para um problema real e legítimo de comunicação ou de marketing. E que mantenha, sempre, a humanidade no centro. Veja a seguir os principais trecheos desta entrevista.

Design
O pensamento do design está em todas as categorias, porém, a área em Cannes prima pelo detalhe. Partindo da pesquisa histórica, potencializando o lado humano e entregando o acabamento de excelência.

Humanidade
Nessa categoria, a peça precisa contar uma história, solucionar um problema real, colocar o ser humano no centro sem perder a arte da boa estética, valorizando os sentidos das cores, elementos gráficos e tipográficos.

Brasil
O país tem excelentes designers, capazes de competir de igual para igual com o resto do mundo. Todas as mazelas que conhecemos nos obrigam a ser muito criativos. O que ainda falta para o setor brasileiro, talvez, seja investir mais em tecnologia e no digital.

Festival
Cannes faz parte da minha história profissional e pessoal. O ano de 2009, quando me associei à Abedesign (Associação Brasileira de Empresas de Design), era o segundo ano da categoria no festival. Fomos a primeira delegação do Brasil com apoio da Apex a ter um estande dentro do Palais. Para nós, foi uma grande celebração do design, eu estava com os grandes nomes do nosso país. Ganhamos um Leão por dia naquele ano (Brasil conquistou sete troféus).

Jurada
No Cannes Lions, é a minha primeira vez, mas já fui jurada do Prêmio Lusófonos de Criatividade em Portugal e desde 2014 venho fazendo parte do júri do Prêmio Abre de embalagem.

Mudanças
Cannes sempre vai ser Cannes, o primeiro, o mais respeitado, a maior festa da criatividade, mas precisa se reinventar sempre por causa das mudanças constantes 
do mercado e da força que outros festivais como SXSW, C2 e WebSummit vêm ganhando ao longo dos anos.

Prêmios
Acho muito importante premiar a excelência de um projeto bem executado, embora eu sempre tenha sido contra os trabalhos fantasmas e tantos pro bono criados apenas para render premiação. O prêmio é válido quando reconhece uma boa solução para um problema de comunicação ou de marketing, que seja real e legítimo.

O Leão
É um reconhecimento a um trabalho de excelência. Sabemos como o trabalho diário é arduo. Um Leão merecido é magno na carreira de qualquer um.

Design premiado
Sempre o que merece ser premiada é a solução criativa e oportuna para um problema legítimo, porém, que conte uma história, que coloque o humano no centro, que seja disruptiva, sem abandonar a boa execução, com uma estética que leve em conta os significados das cores, dos elemento gráficos, fotográficos, tipográficos e ilustrativos.

A notícia
Quando fui convidada para ser jurada, foi como se eu tivesse recebido um Oscar para coroar esta longa trajetória profissional e pessoal. A notícia de ser jurada foi um presente, um reconhecimento de uma vida de dedicação ao design. Minha agência é independente, não tenho sócios, sou professora de design desde os meus 21 anos, mulher, mãe, parte da diretoria da Abedesign, facilitadora Lego® Serious Play®, agora aplicando para o doutorado em neurociências e psicologia positiva para aplicar no design para melhorar a qualidade de vida das pessoas no ambiente de trabalho. Tudo isso em um país com altos e baixos na economia… e sabendo que no Brasil muitos clientes ainda acham que tamanho é sinal de qualidade… É de tirar o fôlego!