A Y&R e a GTB conquistaram os únicos dois Leões de bronze que o Brasil teve em Sustainable Development Goals no Cannes Lions 2019, mesmo número que do ano passado. A Y&R chegou lá com o case “Lei do Minuto Seguinte”, criado para o Ministério Público Federal e a Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), e a GTB, com a campanha “Accessibility Mat” para a Ford.

O jurado brasileiro na categoria, Átila Francucci, VP nacional de criação da nova/sb, afirmou que por pouco o Brasil fica sem Leões. “Até os 45 minutos do segundo tempo o Brasil não teria Leões. O critério estava sendo rigoroso, a nota de corte foi alta”, contou ele.

O Grand Prix de Sustainable Development Goals foi concedido para a Clemenger BBDO Melbourne, na Austrália, que criou a campanha “The Lions Share” para Mars. Com o apoio da ONU, a Mars deu o pontapé para um movimento de doação de recursos para preservação das espécies animais. A ideia é encorajar marcas e organizações que utilizam imagens de animais em suas campanhas de marketing a doarem 0,5% do que gastariam com mídia para a conservação de espécies. Atualmente, mais de 50 marcas participam do movimento, que já arrecadou US$ 16 milhões.   

No total, foram distribuídos 22 Leões na categoria, sendo um Grand Prix, apenas três Leões de ouro, sete pratas e 11 bronzes.