A Ambev se uniu à Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), à agência MAP, à Boomerang e prefeituras para recolher e dar novo significado ao lixo de blocos de rua em cinco cidades.

A parceria vai recolher vidro, plástico, papelão, latas, mesmo de marcas concorrentes, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife. O material será reciclado e parte dele será transformado em lixeiras.

Quem assina a campanha Alegria que Transforma é a SunsetDDB. Com veiculação em mídia digital, o conteúdo da comunicação reforça a importância de conscientização sobre o volume de lixo acumulado em grandes festas como o Carnaval.

Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de sustentabilidade e suprimentos da Cervejaria Ambev, comenta que a empresa quer ter um Carnaval mais sustentável e conscientizar foliões. “Temos consciência de que não vamos vencer esse desafio sozinhos; daí a iniciativa de convidar a ANCAT, a MAP, a Boomerang e outros parceiros para se juntarem conosco nessa tarefa, que é de todos nós – empresas, associações, foliões, sociedade e governo”, diz.

Serão mobilizados cerca de 2,8 mil catadores de material reciclável nas cinco capitais, que irão recolher o lixo de seus maiores e principais blocos.

Eles receberão uma renda fixa por dia, além de extra pela quantidade e tipo de materiais recolhidos. “Com a Ancat, estamos pensando em uma estrutura para facilitar o trabalho do catador e garantir que o lixo seja recolhido. Vamos garantir a compra de todos os materiais a um preço superior ao padrão de venda, já que estaremos mais próximos dos catadores, reduzindo o número de intermediários”, explica Figueiredo.

Todos os parceiros na coleta terão EPIs (Equipamento de Proteção Individual), sacos para coleta e pontos de apoio com hidratação e banheiros. O lixo reciclável recolhido será encaminhado para uma das 45 centrais de coleta pelas cidades.

Roberto Laureano, presidente da Ancat, comenta a parceria com a Ambev. “É muito importante para um mundo mais sustentável e para o desenvolvimento social de milhares de famílias de catadores e catadoras. O que a Ambev está fazendo é inovador e grandioso. Vamos fazer história neste Carnaval e ajudar a termos uma festa ainda mais colaborativa”, afirma.

Recentemente, a Ambev anunciou que vai acabar com a poluição plástica de suas embalagens até 2025. A empresa também trabalha em parceria com a Coca-Cola Brasil em um programa conjunto de reciclagem. Criado em 2017, o “Reciclar pelo Brasil” tem parceria da Ancat.