Bloco Casa Comigo recebe ação da Levis (Divulgação Levis)

Com a aproximação do Carnaval algumas marcas aproveitam a data para fazer lançamentos e promover ativações em diferentes cidades do país. Desde a última semana, os anunciantes estão divulgando suas estratégias para a folia. Confira mais algumas dessas iniciativas:

Perdigão

A Perdigão trabalha a campanha “Churrasqueiro Manda Brasa”, assinada pela agência Ampfy. Com foco no digital, as peças da ação homenageiam o líder do churrasco com um samba-enredo.

A estratégia de mídia combina redes sociais com a plataforma de streaming Spotify, direcionando o consumidor para uma playlist especial com vários ritmos que agitam o Carnaval brasileiro. Intitulada “Unidos do Manda Brasa”, a playlist conta com, além do samba “Churrasqueiro Manda Brasa”, músicas de Timbalada, Ivete Sangalo, Monobloco, Elba Ramalho, Jorge & Matheus, Lux & Troia, ANAVITÓRIA entre outros artistas brasileiros. As peças ficarão disponíveis até o dia 29 de fevereiro.

“Desde 2019, nós trabalhamos no conceito do Manda Brasa onde reforçamos que todo momento é um bom momento para fazer churrasco com Perdigão Na Brasa. E este ano tivemos uma evolução da campanha trazendo o churrasqueiro ainda mais para o centro da comunicação e da conversa. É um super match: churrasco, música e Carnaval”, explica André Chueri, presidente da Ampfy.

Riachuelo

Pelo segundo ano consecutivo, a Riachuelo estará presente nas comemorações do Carnaval de São Paulo com o patrocínio de oito blocos espalhados pela cidade.  

Em Salvador, pelo décimo ano consecutivo, a marca é patrocinadora dos Blocos Vumbora e Camaleão, ambos liderados pelo cantor Bell Marques. O desfile no domingo (25/02), em parceria com a Warner traz a participação dos personagens Pernalonga, Patolino, Piu Piu e Frajola. Em comemoração aos 80 anos do famoso coelho, o cantor Bell Marques cantará parabéns para o aniversariante junto com os foliões e haverá distribuição de orelhas do Pernalonga, “bate bate” inflável de cenoura, tatuagens e bandanas comemorativas. A loja de Salvador ainda receberá uma ativação especial de personalização de abadás.

Em Recife, os personagens Pernalonga e Patolino marcarão presença no tradicional desfile do bloco “O Galo da Madrugada”, com Geraldinho Lins e sua banda de frevo a frente das comemorações.

Já no Rio de Janeiro, a Riachuelo instalou uma pop up store no Festival Rio Para Amar e participa dos blocos “Spanta Nenem e Spantinha Nenem” e “Meu Primeiro Amor”.

Intimus

A partir do mote Carnavalize Sem Estigmas, a Intimus quer apoiar as mulheres a carnavalizarem sem os estigmas da sociedade. A marca estará com uma série de ativações no Camarote Olinda, Casarão Recife Antigo e Shopping Rio Mar. Além da cobertura dos eventos nas redes sociais, a comunicação será 360° com mídia online e offline, ações digitais e inserções de vinhetas em canal aberto de TV, no Nordeste.

“O Nordeste é uma região muito relevante para Intimus. E estar no carnaval é importante para que a marca se conecte cada vez mais com seu público e sempre de forma aberta e agregadora. Pensando nisso, neste ano queremos incentivar o “carnavalize sem estigmas”, apoiando as mulheres para que curtam a folia sem serem estigmatizadas ou desrespeitadas por suas escolhas ou por serem mulheres”, revela Fernanda Dayan, gerente de cuidados femininos da Kimberly-Clark Brasil. Assinam as ações as agências VML, PROS e It’s Nice.

Olla

Criada pela BETC/Havas, a ação ‘Seu Carnaval, suas regras’, feita para Olla, tem como objetivo mostrar que todos podem aproveitar a época mais festiva do ano do jeito como achar melhor.

Durante todo o período de festas, uma das ações da agência simula um contrato que as pessoas podem fazer consigo mesmas. Frases como ‘minha agenda está sempre aberta para contatinhos’, ‘dormir tarde e acordar cedo para curtir mais um dia de pegação’ e ‘em um relacionamento sério com o mozão’ são alguns dos termos para embarcar na folia.

Os foliões interessados podem produzir seus contratos no BOT desenvolvido na página do Facebook da marca, e depois compartilhá-lo nas redes sociais.

Além de toda estratégia de comunicação digital, a agência também é responsável por diversas ativações itinerantes que acontecerão em alguns dos principais bloco de rua de São Paulo, como Sargento Pimenta, Monobloco e Gambiarra. O público encontrará bicicletas com a comunicação visual da campanha, distribuindo diversos brindes tais como canecas, adesivos e preservativos com as regras do Carnaval Olla. 

Além disso, promotoras também estarão posicionadas em estações de metrô da capital paulista, oferecendo aos foliões balões de gás hélio, adesivos e camisinhas. Para os materiais de OOH, a BETC/Havas desenvolveu cartazes especiais com QR Code, que direcionarão os usuários para o BOT aonde podem criar suas regras para o Carnaval.

Já para o Rio de Janeiro, a agência preparou ativações especiais no Nosso Camarote. Os convidados também receberão presentes exclusivos e alguns espaços contarão com adesivagem com algumas das regras de como aproveitar a festa, além de estratégia digital com influenciadores. Enquanto isso, em Salvador, a marca patrocinará os trios elétricos da cantora Daniela Mercury que, além de promotores e brindes, contará com telões que apresentarão a comunicação da campanha.

Além disso, no Rio de Janeiro e em Salvador, a agência preparou ativações exclusivas em farmácias selecionadas, com presença de promotores e distribuição de brindes.

Levis

A Levi’s celebra o carnaval com participação nos blocos Casa Comigo, em São Paulo e Orquestra Voadora, no Rio de Janeiro. Além disso, haverá customização de peças para o carnaval nas principais lojas Levi’s de São Paulo.

Marca vai customizar camisetas em suas principais lojas em São Paulo (Divulgação)

Habib´s

O Grupo Habib’s criou uma tagline para o ano #chamatodomundo. E no período de carnaval cerca de 17 lojas em diferentes pontos do país terão free refil de cerveja por 30 minutos, copos especiais e promoções em combos.

Ragazzo

O Ragazzo apresentará neste carnaval a Coxiglitter uma coxinha empanada com glitter feito de gelatina comestível.  A nova coxinha faz parte da estratégia e posicionamento da marca, que traz em sua nova campanha, elaborada pela agência Y&R, a apropriação do momento fominha: “Bateu Fominha, vai de Ragazzo”. 

Aktuellmix

A Aktuellmix promove diversas ações para marcas que adotam a experiência como estratégia para ganhar atenção na folia, seja no bloco de rua, na gôndola do ponto de venda ou no sambódromo.

Nas ruas de São Paulo, a agência é responsável pela campanha de Blowtex. Entre as ações está uma peça de mobiliário urbano localizada na Avenida Paulista com preservativos destacáveis. Além disso, alguns bares receberão ativações de sampling e brindes. A marca também promove um mural de “contatinhos”.

Já para a bebida energética TNT, as ações acontecem em alguns supermercados da Baixada Santista, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, em que o consumidor pode degustar o produto puro ou com receitas exclusivas e ainda levar para casa brindes como chapéus, mochilas e copos personalizados com ilustração da cidade, em ações de compre e ganhe.

No sambódromo do Anhembi, a Aktuellmix é responsável pelo Camarote Bradesco na folia.

Mundo Verde

A marca apresenta cinco novos snacks crocantes da linha Mundo Verde Seleção para serem levados na bolsa ou na mochila. Os snacks estão disponíveis em diversas versões: chips de batata doce com sal, chips de batata doce e mandioca com sal, tem também os Chips de Banana em três variações: sem sal, com sal e com canela.

Skol

Entre 20 e 26 de fevereiro, quatro amigos vão poder se hospedar em um trio elétrico com vista para o circuito Barra-Ondina. Para ter a chance de viver essa experiência, é preciso acessar as redes sociais de Skol e comentar os posts sobre a ação com a #MorarNoCarnavalSkol, nesta quinta-feira (13), no Twitter, Instagram ou Facebook.

Os moradores terão ainda acesso ao Trio Pagodão de Skol e ao Camarote Skol Puro Malte, que também fica no Circuito Barra-Ondina, com shows exclusivos como Thiaguinho, Zé Neto e Cristiano, Claudia Leitte, Wesley Safadão e outros.

“Skol é a cerveja da diversão e vai tornar a experiência do Carnaval em 2020 ainda mais especial. Somos parceiros oficiais do Carnaval de Rua de Salvador há três anos e com essa ação, além de dar a oportunidade a um grupo de amigos de morar na folia, vamos dar toda a leveza da nossa Puro Malte para fazer a galera voar neste Carnaval”, diz Paulo Morales, gerente de marketing de Skol. A ação é assinada pela DraftLine – Content da Ambev formada pelas agências Mutato e Soko.

Bradesco

Há 13 anos o Banco patrocina os Carnavais do Rio de Janeiro e Salvador, há 12 anos mantém parceria com o Galo da Madrugada, no Recife e, desde 2017 também apoia o Carnaval de São Paulo.

Este ano, o Banco terá naming rights do ‘Nosso Camarote Bradesco’, no Rio de Janeiro. Serão 80 horas de festa, divididas entre os seis dias de evento. Também terá vasta exposição de marca no sambódromo da Sapucaí. Em Salvador, é patrocinador do Festival de Verão, do Camarote ‘Bradesco Pier’, além de 17 grandes blocos de rua.

Na capital baiana, o Banco também distribuirá batekos e blimps por todo o circuito Barra Ondina. No Recife, o Bradesco patrocina o tradicional Galo da Madrugada. Haverá batekos e blimps distribuídos para os foliões. Em São Paulo, é patrocinador do carnaval do Sambódromo com grande exposição de marca.

O Banco fará ainda uma cobertura dos carnavais que patrocina com a #ritmosqueconectam e #bradesconocarnaval. Uma trilha sonora própria, autoral, irá conduzir a narrativa sobre os ritmos no momento pré. Antes da festa, o conteúdo irá mostrar como os foliões se preparam para encarar cada ritmo.

Durante a festa, conteúdos em tempo real produzidos em Salvador, Rio e Recife, retratarão as particularidades de como os foliões curtem o carnaval em cada cidade e mostrarão as ativações do Banco no sambódromo, trios e blocos de salvador e no Galo, em Recife. Também haverá twitteiros em cada um dos carnavais e eles irão compartilhar percepções sobre as festas e curiosidades sobre os ritmos e história, usando #ritmosqueconectam.

Serasa

Para ajudar na segurança dos foliões no carnaval de São Paulo, a empresa distribuirá as “Serasa Bags”. Os kits contarão com descontos nos planos do Serasa Antifraude, único serviço que faz o monitoramento dos documentos em tempo real.

Também lançam uma plataforma que ajudará os foliões a curtirem o carnaval com mais tranquilidade. Funcionando nos mesmos moldes de aplicativos de relacionamento e batizado de “Bloco Do Quem Procura Acha”, a ferramenta gratuita possibilitará o encontro de quem perdeu com quem encontrou documentos durante as festas carnavalescas.

Mentos
Mentos estará presente pela primeira vez no pré-carnaval com o bloco da Banda Eva, o Beleza Rara e vai presentear quem for atrás do trio com seu lançamento – a goma de mascar Mentos Pure Fresh, sabores Freshmint e Wintergreen.

Além da ação de sampling, a marca também contará com OOH. A ação, feita em parceria com a agência DPZ&T, está conectada com o mote da marca “Quem diz não a Mentos?”.