Peças artísticas em abrigos da Otima divulgaram a estreia do filme A Guerra do Amanhã no Amazon Prime Video (Divulgação)

Dos gritos entoados por manifestantes a roteiro de cultura e ponto turístico, a Avenida Paulista é tida como o coração da cidade de São Paulo. E nela pulsam também as principais campanhas de mídia out of home exibidas pelas marcas.
A Otima – que acaba de ser adquirida pela Eletromidia – já fechou a via com exclusividade para uma campanha institucional da Adidas e utilizou peças artísticas para divulgar a estreia do filme A Guerra do Amanhã no Amazon Prime Video, no dia 2 de julho. Também abrigou ação feita para a Tônica da Ambev. A aproximação do usuário era identificada por meio de um sensor de presença instalado no ponto de ônibus, que trazia uma animação com a bebida em sua nova embalagem.

Já o totem interativo da Sadia, patrocinadora da NBA, simula partidas de basquete com distribuição de cupons conforme as cestas que o pedestre conseguir marcar. Os descontos são válidos até o dia 6 de agosto no Mercato em Casa, e-commerce da BRF, dona da Sadia. Realizada até esta segunda-feira (26) a ação que transforma o mobiliário da Otima em um game Air Play ainda integra adesivação especial em pontos de ônibus espalhados pela capital paulista na campanha conduzida pela Africa.

Embora a quarentena imposta pela Covid-19 tenha diminuído a locomoção nas cidades, a visualização dos painéis não ficou na rua da amargura. “As pessoas já estão circulando. Mesmo trabalhando remoto, estão retomando suas atividades pelos seus bairros e voltaram a se entreter em bares e restaurantes”, comenta Pedro Barros, diretor-comercial da Otima.

Pedro Barros, diretor-comercial da Otima (Divulgação)

A origem da empresa começa em 2012, a partir do contrato de concessão do mobiliário urbano assinado com a Secretaria de Obras da Prefeitura de São Paulo (SPObras). Um ano depois, inicia a operação que hoje está presente também no Rio de Janeiro, além de Belo Horizonte e Salvador – onde opera por meio de parcerias com empresas locais de mídia out of home. Na pandemia, a empresa se reorganizou a partir das necessidades do mercado e da própria empresa. “Para o mercado, apresentamos novos produtos de tecnologia e oferecemos uma solução completa para o anunciante”, conta Barros.

Ótimo momento
Já internamente, a empresa continuou com toda a sua operação funcionando por meio da readequação da rotina dos funcionários. “Sabíamos que isso tudo passaria, mas teríamos uma nova realidade quando o mercado retornasse às atividades normais”, complementa o executivo.

Com formato híbrido de trabalho, rodízio de horários e de pessoas, a produtividade foi mantida, e a empresa segue ganhando agilidade. “Estamos ainda mais próximos do mercado anunciante”, assegura Barros. Os indícios da retomada foram observados pela Otima desde a Black Friday, em novembro do ano passado. “Ali percebemos que o OOH voltaria com força total quando um bom percentual da população estivesse vacinada. É isso que está ocorrendo”, observa Barros.

Hoje, a Otima totaliza 4,4 mil faces estáticas. Tem também 180 painéis digitais, que correspondem a 15% do faturamento da empresa. “Conseguimos marcar presença na cidade, tornando público ações e marcas”, comenta o executivo. O serviço garante integração ao cotidiano das pessoas independentemente do consumo de mídia. Mais de 140 pontos de ônibus em São Paulo disponibilizam wi-fi grátis, conectando os transeuntes com internet de alta performance.