Especial propmark: É gol! Aos 49

 

Não, não é prorrogação nem há contagem regressiva para qualquer juiz apitar. O tempo é mais do que regulamentar. Na verdade, é de comemorar. A edição do propmark desta segunda-feira, 19 de maio, é especial e marca 49 anos de circulação, completos nesta quarta-feira (21). O jornal aproveita a realização da Copa do Mundo da Fifa no Brasil para fazer uma homenagem ao futebol.

A data de aniversário do propmark remete ao ano de 1965, quando foi publicada, pela primeira vez, no antigo Diário Popular, hoje Diário de S. Paulo, com sede na Rua do Carmo, na capital paulistana, a coluna Asterisco, que deu origem ao jornal. Na época, a Fifa já havia realizado sete Copas, a partir de 1930, tendo sido a mais recente em 1962, no Chile, quando o Brasil sagrou-se bicampeão. O primeiro título foi conquistado em 1958, na Suécia.

Naquele 1965, a seleção brasileira se preparava para a oitava Copa do Mundo da Fifa, que aconteceu na Inglaterra, em 1966. Assinada por Armando Ferrentini,  a coluna Asterisco foi o primeiro espaço jornalístico brasileiro especializado em publicidade. Em menos de um ano, já ocupava meia página. Em 1966, o nome da seção ficou no plural, transformando-se em Asteriscos, ganhando página inteira. A coluna se destacou no Diário Popular durante 19 anos e, em 1984, ela evoluiu para o Caderno Propaganda & Marketing, suplemento dos jornais Gazeta Esportiva e Folha da Tarde. Em 99, ao ganhar circulação independente, a  palavra “Caderno” deixou de ser utilizada pela publicação e, em 2007, a marca do jornal foi simplificada para propmark.

Entre a Copa da Inglaterra e a de 2014, houve 11 mundiais e o Brasil tornou-se pentacampeão após vencer as Copas de 1970, no México; de 1994, nos Estados Unidos; e a de 2002, realizada na Coreia do Sul e Japão. Nesse período, o Brasil também se consolidou como um dos principais mercados de consumo mundial, com forte desenvolvimento da mídia.  No campo do marketing, a publicidade brasileira tornou-se uma das principais potências da criatividade internacional. O país virou hub estratégico de todos os anunciantes globais, ganhando crescente profissionalismo e sofisticação nas atividades relacionadas à comunicação mercadológica.

Independentemente da série de problemas ligados à realização da Copa no Brasil – excesso de gastos públicos, falhas de planejamento, mau gerenciamento de obras e risco de vandalismo em manifestações -, o Mundial da Fifa em terras brasileiras é uma excelente oportunidade de negócios e visibilidade internacional. Independentemente de tudo, o futebol é o esporte mais popular do planeta e só por esse motivo ele merece a homenagem dos 49 anos do propmark (leia aqui, na edição flip entre as páginas 49 e 63, os textos especiais desenvolvidos pela redação do jornal em homenagem à Copa do Mundo).

Ideias e cores entram em campo

Antes de fazer a rede balançar, antes de causar tensão na hora do pênalti ou de proporcionar alívio no apito final, o futebol também representa um conjunto de valores geográficos, políticos e culturais vivenciados no mundo. Em campo, além de jogadores e árbitros, também entram cores de origens diversas trazendo uma variedade de etnias em portes físicos hábeis não apenas para seguir os movimentos da bola.

Eles também demonstram, parcial ou integralmente, a realidade de nações espalhadas nos cinco continentes, todas sob os efeitos das estratégias de globalização, mas cada uma delas com sua própria realidade diante de índices de desenvolvimento socioeconômico que escancaram os níveis de educação, pobreza, riqueza, miséria, saúde ou segurança pública.

Todas as seleções classificadas para o torneio que acontece no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, assim como todas as outras que não conseguiram vitórias suficientes para a Copa de 2014, reúnem uma coleção de códigos. Juntamente com o estilo de jogo, as bandeiras, gritos de guerra, uniformes ou outros símbolos, elas sintetizam referenciais históricos sobre seus respectivos países.

Passes, dribles, chutes, gramado, placar e torcida são um conjunto de imagens que revelam ideias, arte, metáforas e criatividade. A partir de tal poder visual, esta edição de 49 anos do propmark homenageia, nas páginas a seguir, o futebol e a Copa no Brasil com 49 trabalhos desenvolvidos por 49 convidados especiais. A homenagem abrange os 32 países participantes, as 12 cidades-sede, os estádios de abertura e de encerramento da Copa, e três ícones do futebol: a chuteira, Pelé e a taça Jules Rimet. Confira aqui o hotsite que destaca todas as artes que integram o especial e boa torcida!