Em campanha de Natal assinada pela Lew’Lara\TBWA, o Banco do Brasil pergunta: “qual é a versão de seus sonhos para 2021?” (Divulgação)

A expectativa com a aprovação da vacina contra a Covid-19 injetou no último trimestre de 2020 a esperança com a retomada da economia mundial. E foi nesse clima que as marcas espalharam mensagens de otimismo. O Bradesco Seguros perguntou “Como será o Natal de 2030” em ação da AlmapBBDO, a Sadia reforçou os laços de família em criação da Africa, a Artplan apresentou o “Meu primeiro Natal iluminado” da Kopenhagen, o Banco do Brasil falou sobre os sonhos para 2021 com trabalho da Lew’Lara\TBWA, e a Globo usou a animação para criar abraços.

Tantas reflexões passam por temas complexos. O Carrefour tenta limpar a sua imagem após a morte de João Alberto Silveira Freitas numa loja de Porto Alegre (RS) em 19 de novembro. No mês da Consciência Negra, vale o destaque para o Coletivo Papo Pretx, da Leo Burnett Tailor Made, com filme inspirado em uma poesia escrita pelo estagiário Luiz Gutierre.

A formação de líderes negros pelas agências que assinaram o pacto “Conexão Negra” em 2019 foi acompanhada de perto. Outra polêmica estourou com o lançamento do documentário da Netflix “O dilema das redes”, que trouxe críticas às big techs. E a interrupção do discurso do presidente Donald Trump pelas TVs dos Estados Unidos na eleição que já confirmou a vitória de Joe Binden acendeu um alerta na cobertura de mídia.

Dos 10 anos da Wieden+Kennedy aos 90 de Silvio Santos, o fim do ano reconheceu os Melhores do PROPMARK 2020 e mostrou o poder do print em evento da Two Sides. Na TV, a atração principal foi a novata CNN Brasil, que já prevê uma expansão de 40% em 2021. Na dança das contas tem o Grupo Big, que trocou a DPZ&T pela WMcCann, e a FCB Brasil, que rompeu o contrato com a Leroy Merlin; enquanto a Africa ganhou a conta da Central das Favelas (CUFA), a MullenLowe fechou com a Pirelli e a VMLY&R assumiu a verba digital de Outback e Abraccio.

Executivos também mudaram. A Globo trouxe Ricardo Waddington (entretenimento) para o lugar de Carlos Henrique Schroder, e substituiu Sergio Valente por Manuel Falcão (marca e comunicação). A SunsetDDB nomeou Marcelo Aquilino como head of media & data connections, e Fernando Taralli foi escolhido para comandar a VMLY&R. Do WPP, vieram as fusões da AKQA com a Grey e da Geometry com a VMLY&R. Nas premiações, o El Ojo 2020 consagrou a Africa como a Agência do Ano e os cases da BETC/Havas para Puma e Hershey’s ganharam o Gerety Awards.

Fenômeno mundial, a explosão do streaming puxou a estreia do Disney+. Já o e-commerce impulsionou as vendas da Black Friday 2020, compensando parte das perdas com a Covid-19. Teve até agência tentando entender o impacto da doença. A Cheil descobriu que 61% das pessoas temem que a situação dure até dois anos.

Os CMOs falaram sobre as ações na pandemia, enquanto as agências analisaram o retorno aos escritórios. Apesar dos desafios, os setores de live marketing, cultural e de eventos mostraram sinais de retomada e o marketing de influência cresceu tendo o Tik Tok como um dos seus principais expoentes.

Outubro: Netflix causa polêmica com o documentário “Dilema das Redes” (Divulgação)
Outubro: Setores cultural e de eventos mostram força para a retomada (Divulgação)
Novembro: Interrupção do discurso de Donald Trump em TVs dos EUA acende alerta na mídia (Divulgação)
Novembro: Carrefour tenta limpar a sua imagem após morte de homem negro em loja gaúcha (Reprodução)
Dezembro: CNN Brasil ganha Melhores do PROPMARK 2020 (Divulgação)
Dezembro: Two Sides reafirma o poder da mídia impressa para a construção de marcas fortes (Reprodução)