Especialista em lasanha
O gato mais famoso do mundo, Garfield, criado pelo cartunista Jim Davis, virou assunto nas redes sociais, no início de novembro, quando invadiu a fanpage da Seara e decidiu controlá-la até que recebesse 10 mil lasanhas da marca. O projeto ousado foi planejado em parceria entre a Sunset, agência digital da marca e responsável por toda a execução do projeto, o time de marketing da Seara e a equipe de criativos da empresa de Jim Davis, a produtora Paws, em Chicago.
A ideia de trazer Garfield como protagonista digital dessa campanha partiu de comentários dos consumidores nas redes sociais, que apontavam Garfield como o maior especialista em lasanhas do mundo. Legítimo insight que partiu do Data e inspirou a criação da agência. Para a Sunset, foi considerado um dos trabalhos mais deliciosos em que a agência se envolveu durante o ano, pela ousadia, pela complexidade de cocriar com profissionais de Chicago e pela possibilidade de engajamento de consumidores, influenciadores e imprensa.
A Seara, que tem em seu portfólio 11 tipos de lasanhas congeladas, incluindo sabores exclusivos no mercado, como as massas integrais ricas em fibras, comenta que foi a campanha digital mais divertida e arrojada que fez no ano. Garfield é famoso, querido, um pouco mal-humorado, mas, indiscutivelmente, o maior especialista em lasanhas existente no mundo – pelo menos no que se refere ao mundo dos quadrinhos e desenhos animados. Garfield, o preguiçoso gato de Jim Davis, foi criado pelo cartunista em 1978 e virou ícone cultural, sobretudo pela sua paixão incontrolável por lasanhas – uma paixão pela qual ele faz qualquer coisa.
A campanha se desdobrou em duas fases. No primeiro momento, em plena segunda-feira, dia 7 de novembro, um filme de animação como se tivesse sido gravado pelo próprio Garfield mostrava o gato dizendo que havia experimentado as lasanhas da Seara e tinha bolado um plano para conseguir mais lasanhas. Ele “invadiu” a página do Facebook da marca e só a devolveria se recebesse 10 mil lasanhas como recompensa. Daí a hashtag que se espalhou entre seus fãs para ajudá-lo nessa empreitada: #10MilLasanhasSeara.
Garfield interagiu com os fãs da página em seu estilo mais usual: ácido, resmungão, preguiçoso e muito esfomeado. No período em que dominou a fanpage, até meados de novembro, escutou desde propostas de casamento até convites para festas e, mesmo assim, não aceitou dividir sua recompensa com absolutamente ninguém. Os times de Community Manager e Criação da Sunset não pouparam palavras nas respostas aos fãs e se comunicaram no melhor “estilo Garfield de ser”.
A segunda fase da campanha foi encerrada de uma maneira divertida e também lúdica. Num segundo filme de animação, nove dias após o início da campanha, a apresentadora Fátima Bernardes, garota-propaganda da Seara, foi “pessoalmente”, ou melhor, sua versão em cartoon, entregar as 10 mil lasanhas ao Garfield. Na animação em vídeo, a versão cartoon de Fátima – criada pelos estúdios de Jim Davis – entrega a recompensa e interage com o gato, que fica encantado com a apresentadora. “Nos comerciais da Seara, eu recomendo: ‘Experimente Seara, a qualidade vai te surpreender!’ E eu vivo me surpreendendo com os filmes que tenho feito. Ser desenhada pelo Jim Davis, contracenar com o Garfield, é mais do que eu podia imaginar”, declarou Fátima Bernardes, apresentadora e garota-propaganda da marca Seara.
Foram mais de 90 milhões de impactos, 24 milhões de pessoas alcançadas e 12,5 milhões de views nos dois filmes no Facebook. Tudo isso com altíssimas taxas de engajamento: 28% das pessoas alcançadas curtiram, compartilharam ou comentaram nos posts da campanha. E pensar que tudo começou, há quase dois anos, quando ocorreram as primeiras conversas com a equipe do Jim Davis, que confessou gostar de lasanha tanto quanto o Garfield. A campanha foi um sucesso, o time de Community Manager e Criação respondeu aos consumidores no Facebook da marca na voz do Garfield e isso gerou um incrível engajamento. A Seara apostou em uma ideia poderosa e está colhendo os frutos desse sucesso.