Especialistas ensinam práticas para evitar que promoções virem tiro no pé

Esgotadas em poucas horas, miniaturas de carros da F-1 distribuídas pelo McDonald’s são revendidas em e-commerces e frustram os fãs

Patrocinador oficial da Fórmula 1 na América Latina, o McDonald’s trouxe o ‘McMenu F1 - O Filme’, para o Brasil. Trata-se de edições limitadas de duas miniaturas exclusivas de carros temáticos da competição, que poderiam ser adquiridas com o combo do lanche Quarteirão com Bacon (R$ 99,90) ou individualmente (R$ 74,90).

Criada pela Galeria, a campanha chegou aos restaurantes para gerar conexão com fãs do automobilismo. No entanto, a expectativa virou frustração. Em várias unidades, as réplicas se esgotaram logo nas primeiras horas de vendas.

Oportunistas de plantão não tardaram a agir. Pouco tempo depois, os itens promocionais foram parar em e-commerces, como Shopee, Mercado Livre e Magazine Luiza, vendidos a preços que chegaram a alcançar o valor de R$ 442,11.

Nas redes, a falha gerou repercussão.

“O McDonalds errou ao não limitar a compra dos carros da Fórmula 1 a um por CPF. O que mais vi nas filas foi gente levando três, quatro e até cinco carrinhos por vez. Antes do meio-dia, estava tudo esgotado. E agora, tá tudo à venda no Mercado Livre”, reclamou um consumidor no X (antigo Twitter).

O post trazia capturas de tela comprovando os preços inflados.

Em nota enviada ao propmark, a empresa “lamenta que nem todos tenham conseguido as miniaturas exclusivas do ‘McMenu F1 — O Filme’. A procura foi muito acima da quantidade de unidades disponíveis, o que ocasionou o esgotamento antes do previsto, já que se tratou de uma edição limitada. Seguimos atentos aos desejos de nossos clientes para os próximos lançamentos.”

Heloisa Santana, presidente-executiva da Ampro (Divulgação)

Um dos recursos mais antigos e eficazes do marketing é justamente a oferta limitada. Criar urgência, exclusividade e senso de oportunidade costuma funcionar bem, mas a estratégia requer cautela. Caso contrário, pode disparar uma crise de imagem para a empresa.

Leia a matéria na íntegra na edição do propmark de 28 de julho de 2025