ESPM apresenta coletânea em obra

O Instituto Cultural ESPM lançou o “Annuncios do Almanak de Laemmert: 1919 – 1923 – 1924”, do diretor do instituto, Geraldo Alonso Filho, e do pesquisador Paulo Cezar Alves Goulart. A obra traz uma coletânea de 40 anúncios da publicação, mostrando um pouco da história da publicidade brasileira no período logo após a Primeira Grande Guerra Mundial.

Os anúncios são reproduzidos no livro com a preocupação de preservar as características dos recursos gráficos da época. Por meio deles, o leitor pode fazer uma viagem pelos recursos técnicos e linguagens da publicidade usados no começo do século passado. O Almanak de Laemmert foi um dos primeiros grandes almanaques a circular no Brasil e se diferenciava dos demais por ser impresso em capa dura, o que dava ares de requinte e sofisticação à publicação. Era uma das publicações de maior destaque para a época, com sólida trajetória e com conteúdo confiável, reunindo endereços comerciais e um volume imenso de informações.

Além das imagens, a obra ainda traz uma introdução com informações sobre a comunicação comercial do período no Brasil e no mundo, um histórico sobre os almanaques em geral e o Almanak de Laemmert, uma breve descrição sobre os ilustradores que assinam as peças e uma análise sobre a representação feminina na publicidade da época.

O Instituto Cultural ESPM foi criado em 2002 com o objetivo de criar melhores condições para o registro do material histórico de propaganda e marketing. Entre os títulos lançados pelo instituto estão “Propaganda Brasileira”, “História do Marketing” e “Partituras Publicitárias antes do Rádio”.