A ESPM e o Estadão divulgam a lista das 20 campanhas finalistas do 7º Prêmio Renato Castelo Branco de Responsabilidade Socioambiental na Propaganda. Os trabalhos, veiculados entre os meses de agosto de 2010 e 2011, foram selecionados, em uma primeira fase, entre os sete mil alunos da ESPM em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, passando em seguida por um comitê interno da escola.
Na última etapa, um júri externo, presidido por Roberto Duailibi – sócio-diretor da DPZ – e formado por 14 profissionais do mercado, definirá as cinco campanhas vencedoras. Haverá ainda uma sexta premiada, escolhida pelo público por meio de um hotsite. A entrega será em 23 de novembro, no Masp (Museu de Arte de São Paulo), como parte da celebração de 60 anos da ESPM.
Além de Duailibi, integram o júri Dalton Pastore, conselheiro da ESPM e presidente do conselho da Abap); Décio Vomero, diretor executivo da Abap; Fernando Lamardo, presidente da Associação de Ex-alunos da ESPM; Fabio Costa, diretor de mercados do jornal O Estado de S.Paulo; Gilberto dos Reis, diretor executivo do CCSP; Heraldo Bighetti, chefe do departamento de criação e produção da ESPM; Hiran Castelo Branco, vice-presidente de operações da ESPM; Humberto Mendes, vice-presidente da Fenapro; Ismael Rocha Jr., diretor acadêmico da ESPM; João Pedro Silvestre, presidente do centro acadêmico da ESPM ; Julio Isnard, diretor de criação da Giacometti; Paula Faria, diretora da Sator Eventos; Paulo André, coordenador da Miami Ad School/ESPM; e Rosa Alegria, consultora.
Entre as finalistas, destacam-se a Ogilvy e a AlmapBBDO, com três cases finalistas cada, seguidas pela Leo Burnett Tailor Made, com dois. Completam a participação entre os finalistas as agências Master, Artplan, DM9DDB, Loducca, JWT, Moma, Africa F/Nazca S&S, PA Publicidade, Caso Design, Talent e Escala.
Confira abaixo a lista completa:
“Patrulheiro”, da AlmapBBDO para a Alpargatas
“Eu sou catador”, da Leo Burnett Tailor Made para a Atitude Brasil
“Acorde”, da Master para o Banco do Brasil
“Todo seu”, da Artplan para o Banco do Brasil
“Manobrista bêbado”, da Ogilvy para o Bar Aurora e Boteco Ferraz
“Inspiração muda tudo”, da DM9DDB para a Brastemp
“Boa ideia é ser brasileiro”, da Loducca para a Cia. Müller de Bebidas
“Os bons são a maioria”, da Ogilvy para a Coca-Cola
“Real beleza”, da Ogilvy para a Dove
“O que te move?” da Leo Burnett Tailor Made para a Fiat
“Quem ama a natureza, ama a si mesmo”, da JWT para a Ford
“Construções”, da Moma para a GBC Brasil
“Se dá para imaginar, dá para fazer”, da AlmapBBDO para a GE
“O mundo muda”, da Africa para o Itaú
“Xixi na rua”, da F/Nazca S&S para o jornal O Globo
“Compromisso com a natureza”, da PA Publicidade para o Pão de Açúcar
“Trânsito mais gentil”, da Caso Design para a Porto Seguro
“Vamos fazer juntos?” da Talent para o Santander
“Prevenir é correr na frente”, da Escala para a Unimed
“Eleja”, da AlmapBBDO para a Veja