Na noite desta quarta-feira (15), a ESPM entregou os diplomas aos alunos formados na primeira turma do curso “Pós em Jornalismo com Ênfase em Direção Editorial”. O curso é uma parceria entre a universidade e o IAEJ (Instituto de Altos Estudos em Jornalismo) e voltado a jornalistas em meio de carreira, com experiência como repórteres ou editores. Receberam os diplomas 34 alunos de alguns dos principais grupos de mídia e veículos do país, como Editora Três, Grupo Estado, Grupo Folha de S.Paulo, iG, Editora Referência e Rede Globo.

O programa foi idealizado por Roberto Civita, presidente do conselho de administração e editor do Grupo Abril, além de conselheiro emérito da ESPM, que trouxe consigo nomes de peso para formar o corpo docente: Thomaz Souto Correa (membro do conselho editorial da Abril), Eugênio Bucci (ex-presidente da Radiobras), Ricardo Gandour (diretor de conteúdo do Grupo Estado), Alberto Dines (ex-editor do Correio Brazilienze e mais de 60 anos de carreira no Jornalismo), além de 50 profissionais convidados das áreas editorial e de administração de empresas de comunicação.

Civita, que foi escolhido o patrono da turma, lembrou aos recém-formados de que, mesmo com as mudanças trazidas com o meio digital, nunca a profissão do jornalista foi tão essencial como nos dias atuais. “A audîência faz cada vez mais parte da criação do conteúdo e os leitores estão sendo atingidos por um dilúvio de informações. Mas a necessidade de profissionais capazes de elencar, apurar e checar a informação que chegará ao leitor continua a mesma”, disse. 

Thomaz Souto Correa, emocionado por ter sido escolhido como paraninfo, pediu aos formandos que “persigam a clareza de modo obsessivo”. “O discurso da clareza é cada vez mais necessário. Sejam apostos disso, preguem essa palavra a partir de agora”. Armando Ferrentini, presidente do conselho deliberativo da ESPM, falou aos presentes que a imprensa “tem o compromisso de buscar a verdade”. “Jamais esmoreçam nessa missão porque dela depende nosso grau individual de liberdade”, completou.