De 21 a 23 de outubro, a ESPM será palco da 2ª Semana da Poesia, um encontro com estudantes, professores e poetas. A proposta é mostrar que o universo literário também está inserido no contexto da liberdade de expressão e da comunicação.
Para o encontro, foram convidados alguns dos mais renomados poetas brasileiros. Vencedor do Prêmio Jabuti, Ferreira Gullar abre o evento com a palestra “Encontro do poeta com o público”, em que fala sobre sua trajetória e diferentes fases artísticas. Gullar conquistou o Jabuti com o livro “Resmungos”, considerado o melhor livro de ficção em 2007. Autor do famoso “Poema Sujo”, entre vários outros, o maranhense também é crítico de arte, biógrafo, memorialista e ensaísta.
No dia 22, será a vez da atriz Clarisse Abujamra mostrar “A poesia nossa de cada dia”. Na seqüência, a escritora, dramaturga e atriz Clotilde Tavares apresentar “A propaganda na literatura em Cordel”. No último dia do encontro, será feita uma homenagem ao poeta Eduardo Alves da Costa, autor do poema “No caminho com Maiakowski”, um manifesto em favor da liberdade de expressão. Também haverá homenagem póstuma ao jornalista, escritor e político Artur da Távola.
Durante o encontro, a ESPM fará a premiação dos vencedores do 2º Concurso de Poesia. Foram inscritos 350 poemas de estudantes das unidades São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A Semana da Poesia teve coordenação do professor Mário Chamie. O júri foi formado pelo ensaísta e tradutor Claudio Willer, pelo professor João Anzanello Carrascoza e pelo diretor do Instituto Cultural da ESPM, José Roberto Whitaker Penteado. A entrada é gratuita.