O Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM vai promover, nos dias 11 e 12 de agosto, o 6º Simpósio Nacional. O objetivo do evento é propor discussão e reflexão sobre o papel da mídia, impacto e como ela atua na sociedade de consumo.
Serão palestras em dois temas centrais, com a participação dos principais especialistas e pesquisadores da área.
No dia 11, as discussões serão “Mídia, Consumo e Publicidade”, “Racionalidade integrativa e comunicativa de uma sociedade”, “Estratégias discursivas da mídia publicitária para idosos”, “Aspectos de linguagem e subjetividade”, “A hora da estrela: a falta que faz a linguagem-produto” e “Excesso indisciplinar das redes sociais ligadas à internet”.
No segundo dia o foco será “Mídia, Consumo e Cidadania” e o painel de palestras tratará dos seguintes temas “Análise do indivíduo inserido na sociedade capitalista e globalizada” e “A ilegalidade da publicidade dirigida às crianças, sob o ponto de vista psicológico e legal”.
Os demais temas do dia serão: “A audiência dos meios de comunicação e as perspectivas de consumo”, “A cultura comunitária na favela da Candelária, no Rio de Janeiro”, “O cinema produzido por autodidatas” e “Regras mais eficientes na propaganda exibida na TV”.
O Simpósio será mediado pelos professores-doutores do Mestrado Clóvis de Barros, Maria Aparecida Baccega, Rose de Melo Rocha e Gisela Castro. O evento é aberto ao público e com entrada franca. Para participar o interessado deverá efetuar a inscrição pelo site www.espm.br/simposio. Mais informações pelo telefone (11) 5085-4638