ESPM reforça conceito “Quem faz transforma”

A ESPM levou ao ar no último dia 20, no intervalo do “Jornal Nacional”, da Rede Globo, o primeiro filme de sua campanha com foco em um novo posicionamento, sob o conceito de “Transformação”. Criado pela Dclemente & Associados, que também assina peças para mídia impressa, rádio e internet, o vídeo reflete o que a instituição tem divulgado em seus corredores já há algum tempo: “Quem faz transforma”.

“Há alguns anos, começamos a abrir nosso portfólio de cursos. A ESPM consagrou-se como Escola Superior de Propaganda e Marketing, mas, em determinado momento, essa definição já não cabia, por isso adotamos apenas ESPM. Muito antes mesmo dessa ampliação, já acompanhávamos as transformações no campo do ensino, e não apenas na comunicação. Em todo o mundo, na indústria da educação, o ‘ensinar’ vem se reinventando. Nesse sentido, as instituições deixam de apenas ensinar, para ajudar a transformar. Abraçamos esse conceito, também no intuito de mudar a nós mesmos, e a Dclemente traduziu de maneira exemplar o momento que estamos vivendo”, diz Emmanuel Publio Dias, vice-presidente corporativo da instituição. Ele explica que o mote da nova campanha se direciona aos públicos interno e externo e que, em termos práticos na ESPM, isso se refletirá na sala de aula, nas avaliações e currículos, compondo uma geral revolução pedagógica.

Para ilustrar o atual cenário, a campanha tem como garotos-propaganda alunos e ex-alunos da ESPM, entre eles Roni Cunha Bueno, vice-presidente global de marketing e publicidade do portal Terra, e Adriana Grineberg, diretora de negócios do Facebook, que testemunham sua experiência na instituição. O recado transmitido é motivacional: “Quando você entra, você vê o mundo de forma diferente. Quando você sai, o mundo vê você de maneira diferente”. Segundo José Francisco Queiroz, diretor de marketing e expansão da ESPM, “nada daria mais credibilidade à campanha do que as pessoas que se transformaram e estão se transformando em referência e líderes nas carreiras que escolheram graças ao conhecimento adquirido na escola”.

As peças serão veiculadas nas três praças da ESPM: São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. O design de toda campanha mostra graficamente o processo de constante transformação que acontece com os personagens, desde o momento de entrada na escola até a rotina atual. “A ideia é demonstrar às pessoas que o mercado vê o aluno ESPM de forma diferente”, afirma Décio Clemente, sócio-diretor da Dclemente & Associados. “Se não é absolutamente original, também não é um conceito comum. A maioria das instituições foca no ensino, no futuro emprego. Estamos frisando a transformação, a evolução do indivíduo, e esta é a principal diferença em relação à concorrência”, finaliza Dias.