Antes do novo torneio, as categorias de base só tinham visibilidade na TV com a Copa São Paulo de Juniores

 

A ESPN, A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e agência de marketing esportivo SportPromotion anunciaram nesta quarta-feira (12) a criação da primeira Copa do Brasil Sub 20. O torneio se inicia no dia 2 de outubro com a partida entre Avaí e Corinthians, em Santa Catarina, e tem seus dois jogos finais marcados para os dias 11 e 15 de dezembro. O sistema será similar ao da Copa do Brasil profissional: as equipes jogarão partidas de ida e volta, eliminatórias.

 

A primeira edição do torneio contará com 32 equipes — os 20 clubes que disputaram a Série A e mais os 12 melhores classificados da Série B do Brasileirão de 2011. Mas a ideia é aumentar a participação das equipes, para que todas as confederações do país tenham seus representantes no torneio, como ocorre na Copa do Brasil. “A princípio, isso seria inviável economicamente, mas a ideia é que isso ocorra em breve. Quem sabe realizando um pré-torneio, dando vagas para a disputa principal”, afirma Marco Polo Del Nero, vice-presidente da CBF.

A ESPN, além de veículo oficial, também é o grande patrocinador do torneio. Segundo Germán Hartenstein, diretor geral da emissora, o projeto faz parte do caráter inovador da emissora. “Temos a missão clara e simples de servir o fã de esporte. E para isso temos que ser inovadores, mostrando aos torcedores quem são os craques do futuro de nosso futebol. Vamos abrir espaço para o torneio em todas as plataformas que atuamos — TV, rádio, internet e revista —, com a qualidade jornalística já demonstrada nesses 17 anos que estamos no Brasil”, afirma. Hartenstein lembra que o Brasil também é pentacampeão mundial sub 20, tendo inclusive vencido o último torneio realizado pela Fifa. “É preciso dar visibilidade também para as categorias de base”, completa.

Diretor da SportPromotion, Paulo Roberto Bastos falou da relação da empresa com a ESPN, que contou com assessoria da agência de marketing esportivo quando chegou ao Brasil, e com a CBF, que vem desde o início de suas operações, há 30 anos. “Temos por vocação desenvolver modalidades esportivas para a televisão. Fizemos isso com o boxe, o vôlei, o basquete e até com a sinuca, nos anos 80. Agora, será com o futebol sub 20, cujas equipes terão mais visibilidade”, declarou, lembrando: “É importante ressaltar que muitos desses jogadores estarão na seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de 2016 e, quem sabe, até na Copa de 2014”.

De acordo com o Bastos, só com visibilidade será possível aumentar a estrutura do torneio, a medida em que as empresas se interessem em patrocinar a competição ou até mesmo ligar seu nome diretamente a ele, abrindo uma possível cota de naming right. “Os próprios clubes terão uma competição a mais para expor suas camisas e, com isso, aumentarem o valor das cotas de seus patrocínios. O torneio é bom para todo mundo”. Virgílio Elísio Neto, diretor de competições da CBF, diz que futuramente a ideia é criar torneios também sub 15 e sub 17, abrangendo assim as três categorias de base regulamentadas pela Fifa. “Não estamos apenas diante de um torneio. Mas sim de um projeto”.

Vale lembrar que o único torneio das categorias de base que possui visibilidade na TV é a Copa São Paulo de Juniores, realizado no mês de janeiro. Também existem campeonatos tradicionais como a Copa BH e o Campeonato Brasileiro de Futebol Sub 20. Esse último, porém, ocorre durante em apenas 15 dias no mês de dezembro, e não conta com uma grande adesão dos principais clubes do país.

A intenção é que a Copa do Brasil Sub 20 se torne em breve o principal torneio da categoria do país. É dele, inclusive, que sairá o representante brasileiro da Copa Libertadores da América Sub 20, torneio criado em 2011 pela Conembol.