Estadão lança o Blue Studio Influency e amplia atuação no marketing de influência

Nova frente faz parte da celebração dos 150 anos do ‘Estadão’ e tem foco em brand safety, dados e narrativas multiplataforma

O mercado de influência vem ganhando peso nas estratégias de comunicação e exigindo das marcas um nível maior de governança, mensuração e credibilidade. Nesse cenário, o Estadão Blue Studio apresenta o Estadão Blue Studio Influency, unidade dedicada ao marketing de influência que nasce para qualificar o segmento com curadoria, rigor e integração multiplataforma. A iniciativa se conecta às celebrações dos 150 anos do Estadão, reforçando a combinação de tradição e reinvenção que marca a trajetória do veículo.

“Com o Estadão Blue Studio Influency, estruturamos uma atuação ativa nessa expansão, trazendo o DNA de rigor, brand safety e visão estratégica que caracterizam o Estadão. Nosso propósito vai além de simplesmente marcar presença nesse segmento: buscamos qualificá-lo, elevando o nível de entrega e conectando marcas a comunidades de forma genuína e mensurável”, afirma Luís Fernando Bovo, diretor do Estadão Blue Studio.

Luís Fernando Bovo, diretor do Estadão Blue Studio: rigor, brand safety e marketing de influência com credibilidade | Imagem: Nunno Fonseca

Proposta e diferenciais

O Blue Studio Influency foi concebido como uma unidade especializada dentro do Blue Studio. A proposta é unir credibilidade editorial a uma operação orientada por dados e por uma rede selecionada de creators, entregando projetos com storytelling, propósito e curadoria.

“O grande diferencial está na união entre a credibilidade do Estadão, um rigoroso compromisso com brand safety e a força de um ecossistema multiplataforma completo, que abrange mídia própria, mídia paga, áudio, vídeo, eventos e uma rede de creators criteriosamente selecionados. Oferecemos narrativas estruturadas com storytelling, propósito e curadoria qualificada. Dessa forma, atuamos não apenas como um canal de conexão entre marcas e creators, mas como um parceiro estratégico que assegura governança, com capacidade de gerar resultados concretos em várias frentes”, reforça Bovo.

Curadoria com rigor jornalístico

A seleção de influenciadores segue um processo de mapeamento que considera dados e reputação, sempre alinhado aos valores do Estadão. O objetivo é garantir autenticidade, segurança e efetividade nas entregas de marca.

“Queremos escolher influenciadores que consigam traduzir a mensagem da marca de forma autêntica, responsável e efetiva, capazes de fomentar conexões genuínas entre marcas e comunidades. Para isso, a curadoria do casting adota critérios jornalísticos, como: apuração, reputação e adequação, tudo para garantir que os conteúdos de marca estejam alinha dos aos valores do Estadão”, detalha o executivo.

Formatos e integração multiplataforma

Cada projeto do Blue Studio Influency parte de uma curadoria personalizada — objetivos, público e linguagem orien tam a construção de times de creators e de formatos. A nova frente opera integrada aos projetos especiais do Blue Studio, ampliando possibilidades de criação, distribuição e mensuração.

“A proposta é integrar o Estadão Blue Studio Influency aos projetos especiais do Blue Studio, com conteúdos sob medida em múltiplos formatos, como: videocontents, podcasts, webdocs, videocasts, lives, ativações em eventos, e-books e outros”, explica Bovo.

“Queremos escolher influenciadores que consigam traduzir a mensagem da marca de forma autêntica”

Para os anunciantes, o valor está em combinar audiências qualificadas, governança e dados proprietários. “Por ter origem em um grupo de mídia, o Estadão Blue Studio Influency entrega algo que agências e plataformas dificilmente conseguem reproduzir: acesso a uma base proprietária de audiência qualificada, integrada a métricas de desempenho em campanhas multiplataforma. Isso possibilita entregar não apenas alcance, mas relevância mensurável”, completa.

Entre os primeiros cases do Estadão Blue Studio In fluency, destacam-se ações desenvolvidas para marcas, como: FAM, Grupo Carrefour Brasil, Aelo, Sistema Campo Limpo, Sesi e Grupo Unip/Objetivo, além de ativações em fóruns e eventos multipatrocinados pelo grupo.

No Summit ESG, por exemplo, influenciadores como Talita Oliveira, Gabriel Ferri e Camila Rodrigues ampliaram o alcance das discussões sobre sustentabilidade e economia circular. Já no Fórum Retratos do Câncer, que ocorreu em julho, a participação da criadora de conteúdo Fabiana Justus gerou mais de 849 mil videoviews e 5,6 mil interações em um Reels colaborativo com o Estadão, contribuindo para um total superior a 25 milhões de impactos. Esses resultados ilustram a força do ecossistema multiplataforma do Estadão Blue Studio Influency em conectar marcas, propósito e audiência com governança, curadoria e impacto real.

Ação do Estadão Blue Studio Influency no evento “Retratos do Câncer”, realizado em julho, em São Paulo, contou com a participação da criadora de conteúdo Fabiana Justus, potencializando os resultados do projeto e atingindo a marca de mais de 25 milhões de impactos | Imagem: Divulgação

150 anos do Estadão

A chegada do Blue Studio Influency integra a campanha que celebra os 150 anos do Estadão, com criação da Africa e desdobramentos em TV aberta, TV por assinatura, rádio, mídias digitais e out-of-home (OOH). O novo filme revisita momentos históricos – Proclamação da República, Abolição da Escravatura, o combate às ditaduras e da defesa das liberdades democráticas –, ao mesmo tempo em que projeta o futuro do veículo em um am biente marcado por transformações tecnológicas e pela necessidade de credibilidade.

“O lançamento do Estadão Blue Studio Influency reforça a tradição de credibilidade do jornal, ao mesmo tempo que evidencia sua capacidade de se renovar e acompanhar as novas formas de consumo de conteúdo e de conexão entre marcas e pessoas. Mais do que reverenciar o passado, nosso propósito é ajudar a construir o futuro da comunicação de marca, oferecendo às empresas campanhas inovadoras, transformadoras e sintonizadas com as dinâmicas culturais e digitais do presente”, afirma Bovo.

Visão de futuro e crescimento do ecossistema

O marketing de influência já consolidou espaço entre as principais estratégias de comunicação das marcas. Estimativas do Goldman Sachs indicam que o segmento deve movimentar quase US$ 500 bilhões até 2027 no cenário global. É nesse contexto que o Estadão posiciona o Blue Studio Influency, com a proposta de estruturar campanhas que unam criativida de e relevância, mas sempre ancoradas em critérios de transparência e brand safety.

Além disso, a agenda de inovação do Estadão Blue Studio inclui a integração de inteligência artificial a diferentes processos, sempre com revisão humana, para geração de dados transparentes. Uma prioridade será a unificação de métricas da área de customer success, com a centralização de informações de mais de 25 fontes em uma plataforma automatizada e preditiva.

“Essa iniciativa permitirá ao Blue Studio oferecer projetos ainda mais robustos, baseados em dados sólidos e com dashboards inteligentes, garantindo eficiência, previsibilidade e maior valor agregado para os clientes”, explica Bovo.

O núcleo também desenvolve novos projetos para setores específicos e mantém um olhar especial para a Rádio Eldorado, ampliando sinergias entre áudio, eventos e conteúdo digital.

Ecossistema ampliado com NZN

O movimento de expansão do Estadão inclui a aquisição da NZN, dona de TecMundo, Voxel, Minha Série, Mega Curioso e The Brief. A incorporação reforça a presença digital, diversifica formatos audiovisuais e abre caminhos para novos produtos multiplataforma, criando sinergias em tecnologia, games, entretenimento e conhecimento — territórios que também dialogam com projetos de influência.

A combinação entre credibilidade e inovação sustenta a proposta do Blue Studio Influency e sintetiza a visão do grupo para o futuro da comunicação de marca. Como resume Bovo: “Mais do que reverenciar o passado, nosso propósito é ajudar a construir o futuro da comunicação de marca”.

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