Estadão e Folha fazem branded content sobre Narcos com capa promocional

A série Narcos, criada pela Netflix e estrelada por Wagner Moura, estreia a segunda temporada nesta sexta-feira (2). A história do narcotraficante Pablo Escobar é o tema central da produção, que conta detalhes de sua vida pessoal e no tráfico de drogas na Colômbia.

Inspirados por essa narrativa, a Netflix publicou duas capas promocionais de branded content nas versões impressas dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo. Com conteúdos diferentes, as duas manchetes trouxeram títulos como: “Chefão do narcotráfico colombiano foge da cadeia” (Estadão) e “Fuga de Pablo Escobar abre crise política na Colômbia” (Folha). Em toda a página, diversas chamadas apontam para ‘matérias’ sobre a fuga do narcotraficante da prisão. Além disso, um anúncio de ‘Procura-se’, no Estadão, traz a foto de Escobar e a recompensa de um milhão de pesos para quem denunciá-lo. 

Na Folha de S. Paulo, por exemplo, um rodapé afirma que as reportagens e fotos publicadas na capa foram veiculadas no jornal em julho de 1992.  No Estadão, quem assina a capa promocional é o núcleo Estadão Projetos Especiais. Ambas as capas trazem o anúncio da segunda temporada da série original da Netflix. 

Reprodução/O Estado de S.Paulo

Capa promocional do jornal O Estado de S.Paulo

Reprodução/Folha de S.Paulo