Estadão enxuga equipe e corta cadernos
A redação do jornal O Estado de S. Paulo sofreu cortes nesta sexta-feira (5) em razão de uma revisão do projeto editorial do diário, conduzida pelo Grupo Estado. A publicação também será reduzida a partir do dia 22 de abril, com a condensação de alguns cadernos e a extinção de outras seções.
Fontes ligadas à empresa indicam que os cortes atingem entre 20% e 30% da redação. Houve demissões nas editorias de Esportes, Vida, Metrópole e Economia. O SJSP (Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo) havia publicado nota na quinta-feira (4) informando sobre pedido de reunião de emergência com a direção do Grupo Estado para discutir a situação dos jornalistas da empresa.
Em comunicado divulgado para seus funcionários, o diretor de conteúdo do jornal, Ricardo Gandour, indicou que o Estadão estreará no próximo dia 22 “uma nova configuração de cadernos e um novo processo de produção industrial e logístico”, que consiste na redução do produto editorial. Com isso, o jornal passará a circular com três cadernos. O primeiro terá as editorias Política, Internacional, Metrópole – que passa a integrar o conteúdo de Vida – e Esportes. O segundo será o caderno de Economia, que incorpora as seções Link e Negócios, e o terceiro é o Caderno 2, de arte e cultura. Sabático, C2+Música e Estadinho também serão incorporados por outros cadernos.
O suplemento de segunda-feira deixa de ser o Link, caderno de tecnologia, e passa a ser o Edição de Esportes. Viagem, Jornal do Carro e Paladar continuam como os suplementos de terça, quarta e quinta-feira, respectivamente. Na sexta, circula o Divirta-se, enquanto no domingo também circula o suplemento esportivo e o Aliás.
Segundo o comunicado de Gandour, o novo projeto editorial foi elaborado de acordo com pesquisas realizadas pelo grupo segundo as quais os leitores “querem mais conveniência e eficiência de leitura, mais apostas de edição, um jornal mais compacto –principalmente nos dias úteis”.
O enxugamento da redação e de seções já acontece no Grupo Estado há mais de um ano. Em 2011, foram descontinuados os suplementos Feminino, Agrícola e TV & Lazer. Em outubro ano passado, foi extinto o Jornal da Tarde. Poucas semanas depois, a redação da edição online do Estadão também sofreu redução significativa.