Estadão lança Grandes Reportagens
O jornal O Estado de S. Paulo traz de volta as grandes reportagens aos diários e lança, no próximo domingo (25), a revista Grandes Reportagens, que traz como primeiro tema a Amazônia. A publicação, produzida totalmente pela redação, enviou uma equipe de oito profissionais à região durante quatro meses para obter informações e histórias. No total, 25 profissionais estiveram envolvidos no projeto, entre apuração, pesquisas e redação. A publicação conta também com diversos colaboradores, entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que assina artigo exclusivo. Dentre os destaques desta primeira edição, estão as matérias: “Só boas intenções”, que fala das desilusões que marcam a vida da Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Cujubim; “A lição de Mamirauá”, sobre o manejo do pirarucu, maior peixe de água dos, que leva esperança ao ribeirinhos; “Terra arrasada”, que revela que 17% da cobertura original da floresta não existe mais; e “Novos líderes”, os novos chefes indígenas que buscam inspiração no aimará Evo Morales, presidente da Bolívia.
Grandes Reportagens circulará encartada gratuitamente no jornal, tanto para assinantes quanto para exemplares de banca. A primeira edição terá 124 páginas em lombada quadrada – sendo 15 de publicidade -, tiragem de 390 mil exemplares, infográficos e mapas. O conteúdo será publicado também no portal do Estadão e traduzido para o inglês para ser vendido para agências de notícias do exterior. O projeto contou com apoio de Bradesco, O Boticário, HSBC Seguros, Governo do Estado do Amazonas, Coca-Cola, Icatu Hartford, Governo de Roraima, Bunge, Hangar Centro de Convenções, Suframa e Petrobras.
As fotografias da revista servirão de base para uma exposição sobre a Amazônia nos EUA, parceria do Estadão com o Wilson Center, em Washington. O governo americano dedicará o ano de 2008 à Amazônia (em razão dos 20 anos da morte de Chico Mendes). Essa mesma exposição virá a São Paulo, mas ainda sem data e local definidos.