Estadão planeja ações para o Cannes Lions 2012

Em seu primeiro encontro com a imprensa após assumir a operação do Festival de Criatividade de Cannes no Brasil, o diretor de mercado anunciante do Grupo Estado, Fabio Costa, falou sobre seus planos para a próxima edição do evento.

O executivo, que estava em setembro com Philips Thomas, ceo do festival, falando sobre a participação brasileira, tem como objetivo agora discutir categoria por categoria com o mercado – principalmente a partir de fevereiro de 2012, quando os jurados do País devem ser oficialmente anunciados. “Faremos mais três reuniões até o próximo festival para discutir cada uma das categorias e analisar os erros e acertos do Brasil. Por exemplo, no caso das áreas de Film e Radio, sempre há problemas como trabalhos mal traduzidos. Isso não pode ocorrer diante de um júri formado basicamente por profissionais de lúingua inglesa, que é o idioma oficial do Cannes Lions. Também há peças que dentro de uma área são inscritas em subcategorias equivocadas, diminuindo muito as chances de Leão”, comentou, falando que também pretende reunir anunciantes. “Áreas como Creative Effectiveness não são mais mérito apenas dos criativos. É um projeto a quatro mãos, onde o cliente tem que estar totalmente envolvido”.

Em Titanium and Integrated, uma das áreas mais cobiçadas da competição – e que tem apenas um Leão brasileiro desde sua estreia, em 2005, há também a preocupação em incentivar os anunciantes a acreditaram mais em projetos multiplataformas e increverem seu trabalho em Cannes. Preocupação que se estende ao Cyber Lions, onde o Brasil reinou até o final da “era do banner”. “Eu acredito que o nosso maior problema em Cyber, hoje, é pela banda larga ineficiente que existe no País. Mas dá para melhorar nosso desempenho mesmo nessas condições”, explicou Costa, dizendo que áreas onde o Brasil domina, como Press e Outdoor, também estão na pauta de discussões. “Temos que manter nosso bom desempenho nessas categorias. Até porque são essenciais para que possamos novamente bater o recorde de Leões em Cannes”.

O executivo também falou sobre a Abedesign (Associação Brasileira de Design) e o bom trabalho que ela realiza com seus afiliados antes de cada festival. “A nossa ideia é que todas as entidades do meio tomem atitudes assim. Não só elas como também a ABA (Associação Brasileiras de Anunciantes), já que o cliente ganha cada vez mais espaço em Cannes”, ressaltou. Um dos objetivos de Costa é aumentar ainda mais o número de anunciantes brasileiros presentes no evento. No ano passado foram 50 executivos – pouco mais de 5% da delegação brasileira. Pouco ainda se considerado que a média mundial de anunciantes presentes chegou a 15% em 2011.

Nesta quarta-feira (28), o Estadão promove, às 19h, na Faap, em São Paulo, um evento para 400 pessoas sobre o desempenho brasileiro no Cannes Lions 2011. Sete dos 12 jurados brasileiros no último festival confirmaram suas presenças. Já em outubro, Costa terá, junto de Philip Thomas e os outros representantes internacionais do festival, uma nova reunião, onde a pauta será a próxima edição.

por Daniel Milani Dotoli