“Estamos ajudando na tomada de decisões”, diz sócia da Approach
O segmento de relações públicas também precisou se adaptar para atender as diferentes demandas dos clientes neste momento de pandemia causado pelo novo coronavírus (covid-19). A comunicação, mais do que nunca, precisa ser clara, precisa e transparente. Para Beth Garcia, sócia-fundadora da Approach, uma equipe formada por profissionais multidisciplinares traz mais agilidade na elaboração de conteúdo e estratégias.
Nesta entrevista, a executiva revela como tem sido a atuação da empresa nos últimos dias, da procura dos clientes por novas orientações e serviços e que o atual cenário trará legados ainda desconhecidos. “Está havendo um aprendizado enorme nesta relação e acho que é um ganho para todos”.
Como está sendo a atuação da agência neste momento de pandemia causada pela covid-19?
Cada semana é um novo cenário e este exige adaptações para as novas necessidades. Incrementamos os serviços de data e inteligência com balanços, análises e monitoramentos de concorrentes e do tema que envolve a pandemia nas diferentes áreas de atuação dos nossos clientes. A parte estratégica ganhou mais força com planejamentos para diferentes situações, tanto de mercado, como do negócio do cliente e – nessa hora – mostramos para eles como somos estratégicos e os laços ficam ainda mais fortes. As entregas de comunicação interna e os canais próprios de digital também ganharam mais força. Com isso tudo, a agência precisa também se adaptar, deslocar recursos que estavam em PR para outras frentes. O bom é que o time multidisciplinar permite isso com agilidade hoje em dia. Tem sido um bom aprendizado e, com certeza, este momento trará mudanças que vão seguir depois na prática do dia a dia regular.
Qual a postura do profissional de PR agora?
O profissional de PR hoje já é multidisciplinar e, neste momento, isso fica ainda mais claro e mostra ainda mais a importância deste novo perfil. O grande chefe da nossa entrega em comunicação institucional é o conteúdo, recheado de informação, pesquisa, veracidade, autenticidade e, agora, mais engajamento do que nunca. Este conteúdo, o profissional de PR tem habilidade no preparo e junto com as técnicas de digital fica fácil adaptar para o momento atual. A atuação deste profissional na frente de comunicação interna também ocorre com tranquilidade, troca o público de interesse e o canal, mas a mensagem continua sendo primorosa, ágil e informativa.
A busca dos clientes por orientações sobre gestão de crise aumentou? Como vocês têm trabalhado a comunicação?
Estamos na crise e esta é a entrega diária agora. Não existe outra, nem tem espaço para se pensar em nada mais. Todos vivendo exclusivamente para comunicar suas medidas de adequação de estratégias de negócios, falar com sua equipe interna de forma ainda mais próxima e solidária, com seus clientes com mais assertividade, tratar da comunidade e demandas da sociedade civil… é só este o tema. Todos se adaptando e mostrando como estão fazendo isso e sendo solidários com o momento.
Qual a melhor maneira das marcas conversarem com seus consumidores nesse momento?
Expor suas ações, estar próximo de seus públicos. Estas relações se cuidadas agora sairão ainda mais fortalecidas. Todos sabemos que esta crise vai passar e precisamos manter a calma e seguir olhando a luz que existe no fim do túnel. Isso que estamos trabalhando com todos os clientes. Um dia de cada vez.
O atual momento demandou a realização de novos serviços para os clientes?
Com certeza. Somos, neste momento, uma ferramenta diária na estratégia do negócio do cliente. Estamos ajudando na tomada de decisões, seja com cenários de benchmark, adequando a mensagem, trazendo oportunidades de engajamento, soluções criativas de acessar o público que nesta hora sofre com o isolamento, queda de renda e carência de todas as formas.
Que lição o coronavírus pode deixar?
A flexibilização das entregas e adaptabilidade ao cenário trarão legados que ainda desconhecemos. Estamos mostrando na prática ao cliente como as ferramentas de inteligência, monitoramento e análise são importantes e atingem o negócio em cheio. Está havendo um aprendizado enorme nesta relação e acho que é um ganho para todos. Sairemos mais fortes! Fico emocionada de ver o engajamento do time, a disponibilidade de superar obstáculos. Nesta hora identificamos talentos! Certamente, o sucesso do home office será incorporado como um benefício semanal.