“Estamos em um momento de imersão total na Renault”

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Eduardo Simon é CEO da DPZ&T

Sob o comando de Eduardo Simon, a DPZ&T, fruto da fusão da DPZ com a Taterka, buscou como fundamento para sua trajetória consolidar as culturas das empresas e transformar esse conteúdo em um produto atraente para o mercado. E 2017 foi decisivo para cumprir esse objetivo de gestão que une tecnologia aplicada e criatividade como principais métricas.

O resultado são conquistas de novos negócios, como as contas da Petrobras e da Renault. A montadora francesa chegou à sua carteira de clientes após o encerramento das operações da Neogama, em dezembro. A agência assumiu o compromisso de absorver o time, de 40 profissionais, que atendia à marca sob a liderança do diretor Fabio Montolar Losso. Nesta entrevista, Simon explica que está sendo feita uma ampla reforma no escritório para absorver a operação e, a partir deste mês, será lançada a primeira campanha integrada da Renault com a assinatura da DPZ&T.

Entre janeiro e dezembro de 2017, a agência contabilizou um faturamento bruto de R$ 1,802 bilhão e a 11ª posição do ranking do Kantar Ibope Media. Veja a seguir os principais trechos da entrevista.

PRIMEIRO PASSO

Estamos em um momento de imersão total na Renault. É o primeiro passo para nos aprofundarmos de forma consistente e conhecer melhor a marca. Já conhecemos bem o mercado de automóveis – a DPZ&T atendeu a BMW até novembro, quando a conta se transferiu para a Ogilvy. Mas temos uma ambição grande em fazer um trabalho que já é excelente ficar ainda melhor. Já nos apaixonamos pela Renault, e nossa expectativa é ser para a marca o que já somos para os nossos outros clientes: um parceiro importante na geração de resultados. Absorvemos os executivos que estavam na Neogama em comum acordo com o cliente. Não tínhamos razão para mudar. Como já disse, queremos aprimorar apenas o que já vinha sendo feito com muita competência.

CONSOLIDAÇÃO
Sob muitos aspectos, 2017 foi um ano importantíssimo para a DPZ&T. Consolidamos nosso crescimento com a conquista de contas como Petrobras, Vitarella e Trelloso. Agora, comemoramos a chegada de Renault à nossa carteira. Porém, mais importante do que isso, conseguimos ajudar nossos clientes a alcançar resultados tangíveis num ano em que ainda sentimos fortemente as consequências da crise econômica do país. Para nós, esse é o melhor indicador de que estamos no caminho certo.

filosofia
Nossa proposta de valor é orientada por oferecer propriedade intelectual como resposta a diagnósticos precisos dos problemas dos nossos clientes. Para isso, a agência atua seguindo uma filosofia ancorada em um tripé: Business Transformation (temos a ambição de ajudar as marcas que atendemos na transformação de seus negócios por meio da combinação de criatividade e tecnologia); Data as Inspiration (acreditamos que “BI” deve ter um papel central na geração de insights, construção de estratégias criativas e de mídia) e Power of Craft. Para transformar essa filosofia em realidade, unificamos, há quase dois anos, as áreas de planejamento, mídia e conteúdo, criando uma área de estratégia em que essas três disciplinas atuam com equipes independentes, porém integradas. Além disso, para integrar todas as disciplinas e atender nossos clientes de forma mais eficaz, neste ano fizemos ajustes na nossa área de operações, que foi moldada com uma estrutura voltada para o modelo de gestão de projetos, onde cada cliente tem, além de sua estrutura de mídia e atendimento, um gestor de processos dedicado. Essas e outras importantes mudanças fizeram com que nossa atuação ficasse ainda mais próxima dos nossos clientes e nos permitiram oferecer soluções mais precisas e eficientes para cada marca atendida pela DPZ&T.

Soma
Excelência criativa, alinhada à inteligência de dados, com foco na geração de resultados. As agências precisam entregar muito mais do que propaganda. Elas têm de ser parceiras fundamentais na construção de cada marca e na geração de negócios. E a propaganda é apenas uma parte disso. Uma parte importantíssima, sem dúvida, mas que se não somar a outras, como conteúdo, comunicação, branding e relacionamento com o consumidor, pode não atingir o resultado desejado. Nós temos de usar nossos ativos mais valiosos: a produção intelectual, a capacidade de entrega criativa e a estratégia para oferecer ao nosso cliente a solução mais completa e abrangente possível. Cabe a nós ajudá-los a encontrar os caminhos mais eficazes.

Pessoas

Há dois anos, tínhamos a missão de reinventar a DPZ&T e trazer modernidade e inovação para o nosso negócio. Mas qualquer inovação precisa de um elemento fundamental: pessoas. Por isso, nosso principal ativo, essencial no desempenho da agência, são as pessoas que trabalham aqui. Temos um time de 294 talentos que fazem a DPZ&T ser a DPZ&T e que têm sido responsáveis pelo crescimento da agência desde a fusão.

Business Intelligence

A tecnologia é um dos três pilares centrais da filosofia da agência. Acreditamos que quando combinamos criatividade à inteligência de dados podemos ajudar a gerar resultados de negócios significativos para os nossos clientes. Dessa forma, temos investido de forma agressiva em ferramentas de business intelligence. Tenho certeza de que hoje inteligência de dados é uma área central dentro da agência que impacta em criação, mídia, planejamento estratégico e até no desenvolvimento de novos produtos para as marcas que atendemos. Ou seja, fundamental para o sucesso do nosso negócio.

Impecável

Nós representamos uma agência que é parte da história da propaganda brasileira e sempre foi reconhecida pelo craft impecável. Essa excelência criativa continua sendo um dos principais pilares da DPZ&T porque acreditamos no poder das imagens e na capacidade de transformar qualquer manifestação das marcas para as quais trabalhamos em um manifesto de superioridade e qualidade. Mas à essa característica acrescentamos a inteligência de dados e o uso preciso da informação como ferramenta essencial para atingir os objetivos de cada ação, cada campanha, gerando assim resultados melhores para as marcas.

Modelo

Temos um time multidisciplinar comandado pelo Rafael Urenha, uma das principais lideranças criativas do mercado, e apostamos em um modelo que já vem trazendo frutos. Como essa área não é pautada pela plataforma, hoje temos cinco times com profissionais híbridos comandados, cada um, por um diretor criativo, responsáveis por grupos de contas distintos.

Sintonia

Entender as transformações pelas quais o nosso mercado está passando é o primeiro passo para mantermos nossa atividade relevante. É preciso que as agências atuem cada vez mais próximas dos diagnósticos e em sintonia com os desafios de seus clientes. Dá trabalho e exige conhecimento profundo do negócio, mas, quando nos posicionamos como parceiros, vamos além de dar uma resposta a um briefing. Identificamos problemas, enxergamos oportunidades e conseguimos entregar diferentes soluções para um mesmo problema. Soluções cada vez mais assertivas e que, de fato, tragam resultados tangíveis.

Destaques

Posso destacar Itaú criança, para o Banco Itaú; Drive-truck, para o McDonald’s; Planos 4G+ – Família, para a Vivo; Jornada pelo conheconhecimento, para a Petrobras; e Casa de perfumaria do Brasil, para a Natura.

Parceiros

Nós tivemos a chance única de reinventar a DPZ&T num momento em que o mercado clama por mudanças. É um cenário incrível para as agências, pois elas têm a oportunidade de
se restabelecer do ponto de vista de valor. E essa é uma chance que decidimos agarrar com unhas e dentes. Hoje nós entregamos soluções muito mais completas para cada desafio apresentado, pois entendemos que conteúdo, publicidade, entretenimento, informação e tecnologia se misturam para gerar resultados e engajamento para as marcas que nós atendemos na DPZ&T. Pensamos em projetos, não apenas em campanhas. A nossa filosofia de atuação é ir além da propaganda. Somos parceiros nos negócios dos nossos clientes atuando de forma cada vez mais estratégica, e isso passa por várias frentes, de entregar projetos de comunicação a ajudá-los no desenvolvimento de um novo produto, por exemplo.