Estereótipos podem prejudicar campanhas publicitárias, diz Kantar Ibope Media
“Beyond Bias – Ampliando perspectivas” revela a importância de segmentações para além dos estereótipos
A Kantar Ibope Media divulgou o seu novo relatório, “Beyond Bias – Ampliando perspectivas”, com o objetivo de mostrar como os estereótipos podem prejudicar uma segmentação mais precisa em campanhas publicitárias. O relatório mostra que o uso de categorias demográficas comuns, como idade ou sexo, nem sempre reflete as diferentes realidades e preferências dos indivíduos dentro desses grupos.
O conceito central do relatório se fundamenta em uma abordagem de marketing baseada em pessoas, que evita estereótipos, criando relevância de marca e estabelecendo conexões mais pessoais com os clientes.
Na América Latina, apenas 7% dos consumidores que compraram produtos de beleza e higiene online nas últimas quatro semanas, como maquiagem, cosméticos, produtos dermatológicos ou perfumes e loções pós-barba, têm entre 16 e 34 anos. Ainda dentro dessa mesma faixa etária, somente 39% são mulheres. Ou seja, a categoria que, segundo um estereótipo, é predominante por jovens e mulheres, teve 61% das compras feitas por pessoas fora do estereótipo.
De acordo com o estudo, para enfrentar esse desafio, os profissionais de marketing podem empregar estratégias que vão além do demográfico e adotar uma abordagem mais personalizada e orientada por dados.