Estúdio MOL aponta crescimento
Mais de 270 projetos de vídeo e animação em 2013 e a expectativa de crescer 50% este ano. Esses são alguns dos números do Estúdio MOL, que completa 10 anos de atuação. A produtora, que começou em 2003, hoje trabalha para anunciantes como Natura, Itaú, Oi, Nike, Volkswagen, Coca-Cola, MTV, O Boticário e Ferrero, além da editora espanhola SM, que atende escolas e o MEC (Ministério da Educação).
Para Galileo Giglio, sócio e diretor da produtora, o momento é bastante favorável, já que a empresa conseguiu manter seu crescimento e se adaptar às mudanças e demandas do mercado. “Nosso principal diferencial foi conseguir manter a nossa cara mesmo em diferentes formatos, que se apresentam diferentes a cada momento. Este ano, por exemplo, fizemos vários vídeos interativos pensados especificamente para aplicativos do Facebook, o que não aconteceu em 2012 com tanta intensidade”.
Segundo o executivo, houve um grande crescimento na produção de vídeos para internet e mídias alternativas nos últimos anos. Por conta disso, o Estúdio MOL teve um volume crescente de trabalhos, assim como o mercado de uma forma geral. Para Giglio, a internet e os equipamentos de vídeo profissional estão mais acessíveis a todos, e isso faz com que as empresas possam usar mais essa linguagem.
Outra mudança de comportamento, de acordo com o executivo, é a geração de conteúdo, que pode ser feita por qualquer pessoa. Para ele, há uma corrida das marcas para se inserirem nesse contexto, mas não é uma tarefa fácil, já que originalidade conta muito. Ele ressaltou que o Estúdio MOL sempre experimentou com design, ilustração, animação, música e interatividade em todos os seus projetos e, com isso, foi possível atrair o público de maneira natural.
Entre os principais trabalhos do MOL, o sócio citou Itaú Dia dos Namorados, Itaú Personnalité, Natura Sou, Oi loja-conceito, Painel Google, Sprite, Ferrero e TTK. Com o Natura Amó, por exemplo, ele contou que foi feito um trabalho com o cantor Marcelo Jeneci. “Fizemos três clipes, incluindo a produção musical e a gravação de centenas de introduções personalizadas pelo cantor para pessoas que participaram da ação de Dia dos Namorados da marca. Foi um enorme sucesso”.
A expectativa do MOL para os próximos anos é continuar crescendo. De acordo com Giglio, desde 2010 a produtora tem ampliado sua atuação todos os anos. Ele ressaltou que, além do aumento da frequência de produções de vídeo, que colaborou para isso, a produtora sempre procurou se envolver no desenvolvimento dos roteiros, desde o briefing do cliente, para ficar mais próxima e ter mais autoria em relação ao que é produzido.
Giglio afirmou que a produtora também está mudando para um espaço maior, para abrigar melhor a equipe. “Também teremos um estúdio próprio, o que ajuda quando se tem muitos trabalhos ao mesmo tempo”.