Estudo aponta a ligação entre o valor de uma marca e o preço das ações

Segundo a pesquisa da Interbrand, a estratégia da marca é a segunda consideração mais importante para os analista

A Interbrand, em parceria com a NewtonX e a Brodeur Partners, apresentou um relatório que revela qual é a ligação entre a marca e o preço das ações.

O estudo explorou a avaliação das empresas do S&P 500 e as percepções da comunidade de investidores sobre a marca.

"Este estudo é um divisor de águas na redefinição do papel e do valor da marca. Dado que o nosso estudo identificou muitas empresas com um desempenho inferior ao esperado, existe uma oportunidade estratégica para as empresas reavaliarem a sua abordagem à estratégia da marca e às comunicações com os investidores, e obterem uma vantagem crítica na sua avaliação", afirmou Greg Silverman, diretor global de economia da marca na Interbrand.

De acordo com a análise, 76% dos analistas de investimentos ouvidos apontaram que a estratégia de marca tem um impacto de moderado a grande nas alterações dos índices preço/lucro (P/L).

Outro ponto levantado é que, embora a comunidade de investimento valorize a marca, 90% dos analistas de investimento afirmam não ter conhecimento profundo do posicionamento e da estratégia das empresas.

O estudo também apontou que a estratégia da marca é a segunda consideração mais importante (19,8%) para os analistas de investimento e jornalistas quando avaliam as perspectivas de uma empresa, ficando atrás apenas das previsões financeiras, com 29,1%.

Além disso, os entrevistados afirmaram que a marca foi considerada mais impactante do que as ameaças da concorrência (18,6%), os fatores macroeconômicos (17,9%) e a reputação dos quadros superiores (14,7%).

Metodologia
O relatório 'Como a marca influencia o preço das ações' é um estudo qualitativo-quantitativo em duas partes, e contou com 241 profissionais como analistas financeiros, jornalistas especializados e profissionais de relações com investidores, para compreender a perspectiva da comunidade de investidores sobre a estratégia da marca, a avaliação da empresa e a forma como se mantêm informados.