Estudo aponta crescimento do audiovisual brasileiro
O maior evento de conteúdo da América Latina (re)começa no Rio de Janeiro nessa quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, apresentando números de crescimento do audiovisual, de acordo com um estudo de mapeamento e impacto econômico do setor de audiovisual no Brasil realizado pela Fundação Don Cabral para a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
De acordo com o levantamento, entre 2008 e 2014 houve um crescimento de 153% no volume de obras produzidas e registradas na Ancine, atingindo 4.288 mil horas, com destaque para a produção de obras seriadas, que passou de 703 horas em 2008 para 2.943 horas em 2014, um crescimento de 318%.
Com o crescimendo do audiovisual, seu impacto econômico também aumentou: o setor foi responsável pela geração direta de 98,7 mil empregos com CLT e 107,6 mil empregos indiretos, em 2014. A remuneração média do segmento chegou a R$ 3.685,02 em 2014, cerca de 64% acima da remuneração média do total da economia. Estima-se que a receita das empresas do setor seja de R$ 42,7 bilhões (em valores do final de 2015). A pesquisa qualitativa com produtoras independentes de conteúdo audiovisual revela como estas empresas usam sua capacidade criativa para atender diferentes demandas do mercado. A íntegra da pesquisa está disponível no site do projeto Objetiva.
A semana costuma ser repleta de anúncios de fusões e estreias de projetos de conteúdo por parte dos canais. Essa semana está sendo anunciada a abertura da Scriptonita Films, nova produtora de Roberto Martha (ex-Viacom e Discovery Networks) e do criador e showrunner Luca Paiva Mello. Entre seus projetos está um longa-metragem com a história de Andreas Pavel, brasileiro que desafiou a Sony e conseguiu ser reconhecido como inventor do walkman.
Haverá diversos painéis internacionais com a participação de profissionais de destaque mundial na indústria. O National Geographic apresentará seu novo posicionamento, com a presença de Hamish Mykura, Head of International Content do canal e a apresentação, durante seu painel na sexta-feira (10) do documentário Blue Chip. Já a Globo estará presente nesta quarta (8), no final do dia, com a mesa “Good mob: o conteúdo pelo social”, para discutir como os produtos do entretenimento podem ser uma ferramenta para mobilização em torno de temas sociais, como Educação, Sustentabilidade e Defesa de Direitos. Participam, por exemplo, o autor Cao Hamburguer e o apresentador e ex-judoca Flávio Canto, com mediação de Sergio Valente.
Será a primeira vez que o Paraná participará do evento através do Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná) com 17 produtoras e lança no evento o programa POP (Paraná Original Producers), com o objetivo de divulgar e valorizar as produções do estado.