A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) divulga a 10ª edição da pesquisa “Líderes de Vendas”, que aponta quais foram as marcas mais vendidas nos supermercados brasileiros 2008. O estudo, realizado em parceria com a Nielsen, englobou sete grandes regiões (Nordeste, Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, interior de São Paulo, Minas Gerais, interior do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Sul e Centro-Oeste), em um total de sete mil marcas divididas em 200 categorias.
Algumas marcas são tão fortes junto ao consumidor que permaneceram como as mais vendidas nos supermercados nos últimos dez anos. São os casos de, Nescau, Nestlé (Achocolatado em pó); 51 Pirassununga, Cia. Muller (Aguardente); Três Corações, Santa Clara (Capuccino); Skol, Ambev (Cerveja); Veja, Reckitt Benckiser (Concentrado de Limpeza); Melitta, Melitta (Filtro de papel); Qualy, Sadia (Margarina); Sadia, Sadia (Presunto); Tang, Kraft Foods (Suco em pó); e Sazon, Ajinomoto (Tempero Industrializado).
“Nossa pesquisa acaba de completar a primeira década de existência. Isso traz ainda mais importância ao “Líderes de Vendas” porque fornece um histórico respeitável do desempenho de vendas dos produtos. Essa informação pode contribuir de forma considerável para a inteligência de venda e de marketing das empresas”, avalia o presidente da Abras, Sussumu Honda.
Outro destaque da pesquisa são as marcas que alcançaram a liderança no último ano:
– Categoria Chocolate Bombom: Depois de quatro anos sem alteração, a lista da categoria tem Especialidades Nestlé como nova líder
– Categoria Massa Refrigerada: Tradicionalmente estável, área teve mudança nas três primeiras posições. Massa Leve é nova marca líder
– Categoria Salgadinho Congelado: Perdigão sai da segunda para a primeira colocação
– Categoria Creme para o corpo: Nívea, após dois na segunda colocação, recupera a liderança
– Categoria Fralda descartável: Pacote econômico Turma da Mônica, da Kimberly Clark, alcança a liderança e Johnson’s Baby reconquista o terceiro lugar
– Categoria Lenço de papel: Scottys, da Kimberly Clark, ressurge entre as cinco primeiras; Kiss reassume a vice-liderança
– Categoria Rejuvenescedor: Biocolor, da Hypermarcas, que não estava entre as cinco no ano passado, destaca-se em primeiro lugar
– Categoria Desinfetante: Pinho-Sol, da Colgate, é o novo líder de vendas da categoria
– Categoria Pano de limpeza: Perfex salta da terceira para a primeira posição; Flanex reassume o quinto lugar, alcançado em 2006
– Categoria Envoltório/ Alumínio: Wyda salta para a primeira posição
A pesquisa completa está publicada na revista SuperHiper, publicação oficial da Abras.