Precifica mostra estratégia do varejo online sobre valores de produtos
Seis em cada dez e-commerces baseiam seus preços de acordo com custos operacionais de cada produto, e 43% acreditam que para combater a concorrência de preços é preciso vender produtos exclusivos. Os dados fazem parte da pesquisa “Como você lida com seu preço?”, realizada pela Precifica, que entrevistou mais de 200 lojistas virtuais.
“O estudo mostra que ainda estamos passando por um processo de amadurecimento em alguns aspectos, que são: competitividade dos varejistas, agilidade na precificação dos produtos, gestão de preços e mix de produtos associados à geração de resultados financeiros positivos”, explica Ricardo Ramos, CEO da Precifica.
A pesquisa trouxe um panorama sobre a utilização de precificação inteligente e identificou que apenas 12% investem em soluções do tipo. “A preocupação dos lojistas com esta tecnologia vem crescendo e 65% pretendem implementá-la em até 12 meses”, diz Ramos.
Além disso, 72% dos respondentes acreditam que trabalhar com software de pricing intelligence é relevante para o seu negócio, e 50% têm por entendimento que são soluções importantes criar estratégias de preço, tanto para baixar quanto para aumentar, baseadas nas ações da concorrência
Ainda segundo o estudo: apenas 10% das lojas virtuais possuem um departamento específico para precificar os produtos; 39% disseram que o preço é definido pelo departamento de compras, seguido por marketing, com 22%; 47% disseram atualizar o preço de um mesmo produto apenas uma vez ao mês; 18% modificam o preço uma vez na semana, e apenas 4% alteram o preço duas ou mais vezes ao dia.