Como as redes sociais influenciam no comportamento de consumo de jovens
Pesquisa do Serasa ainda aponta que redes sociais são relevantes para o conhecimento sobre finanças dos jovens para 44% dos pais brasileiros
A Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, publicou o estudo "Finanças de Pais para Filhos" e revelou que 44% dos pais entrevistados acreditam que as redes sociais são relevantes na formação do conhecimento sobre finanças dos jovens e 73% dos adultos participantes afirmaram que as redes influenciam diretamente no comportamento de consumo de crianças e adolescentes. A pesquisa ouviu 1.540 consumidores de todas as regiões do país, de 18 até 60 anos ou mais.
De acordo com o levantamento, 40% dos pais afirmaram que preferem supervisionar de cima o acesso dos filhos às redes sociais, 50% acompanham parcialmente e 10% não exercem controle algum.
Apenas 30% dos pais consultados afirmaram ter conhecimento suficiente para ensinar seus filhos sobre educação financeira. Porém, mesmo sem ter um conhecimento profundo sobre o tema, 86% dos entrevistados disseram que repassam a seus filhos a relevância e o valor de manter uma vida financeira saudável.
Ainda segundo a pesquisa, 81% dos pais e mães entrevistados acreditam que crianças e adolescentes de hoje têm mais acesso a informações sobre finanças do que eles, quando tinham a mesma idade. "Falar sobre dinheiro era um tabu e não se discutia o tema das finanças em casa, na escola e em nenhum outro espaço", diz Gabriela Siqueira, coordenadora de redes sociais da Serasa.
Crédito: Foto de Panos Sakalakis na Unsplash