Estudo da VML traz insights para orientar estratégias de Black Friday

Compilado busca auxiliar profissionais de marketing e comunicação sobre a tomada de decisões para o período

A VML lançou um relatório sobre a Black Friday buscando orientar sobre a tomada de decisões de profissionais de marketing e comunicação. Intitulado 'O Poder do Pico: Black Friday e o Consumo no Fim de Ano', o estudo aponta dez insights para orientar estratégias para a Black Friday.

Pico de temporada é agora
A cada ano, a Black Friday tem começado mais cedo e se estendido por mais tempo. No ano passado, 32% dos consumidores relataram aproveitar descontos bem antes da 'Semana do Cyber', e a tendência continuará.

IA para atender expectativas do consumidor
De acordo com o estudo 'Future Shopper 2024', 56% dos consumidores não comprarão em sites que não ofereçam descontos atrativos. Neste contexto, a inteligência artificial generativa pode ajudar as marcas a oferecerem recomendações de produtos personalizadas, melhorar a experiência do cliente e otimizar estratégias de busca paga.

Varejo físico ressurge mais forte
A Black Friday tem evoluído em pontos de venda para o digital, com as vendas online crescendo 8% no último ano, enquanto as lojas físicas receberam 76,2 milhões de consumidores. A pesquisa 'Future Shopper' indica que 64% dos consumidores preferem vendedores com presença física e online, com 72% navegando online antes de comprar presencialmente e 61% desejando comunicação mais integrada entre canais digitais e físicos.

Omnicanalidade na veia
As jornadas de compra acontecem em múltiplos canais. O levantamento 'Future Shopper 2024' mostra que as compras por dispositivos móveis cresceram de 32% em 2023 para 36% em 2024, mas 40% dos consumidores ainda encontram dificuldades na experiência mobile, e 66% acreditam que marcas e varejistas precisam melhorar essa área. Cerca de 19% dos compradores abandonaram carrinhos de compra no ano anterior em busca de melhores ofertas.

Consumo comprimido em alta
O estudo apontou uma tendência de 'comércio comprimido', ou seja, uma janela mais curta entre pesquisa e a concretização de compras, com 63% dos consumidores querendo realizar compras rapidamente e 64% preferindo comprar tudo em uma única fonte.

O desafio do mercado chinês
Os aplicativos de compras chineses podem conquistar uma participação significativa no mercado. A Salesforce prevê que as compras em Temu, Shein, AliExpress e TikTok podem chegar a uma em cada cinco (21%) – ou cerca de US$ 160 bilhões em receita global de comércio eletrônico fora da China.

O comércio social entra em operação, os influenciadores prosperam
À medida que os canais sociais se tornam cada vez mais 'compráveis', os consumidores podem comprar a qualquer momento em plataformas que utilizam para lazer e entretenimento. Este é um fator chave para a ascensão dos influenciadores e do live shopping no comércio digital. A pesquisa mostra que personalidades de redes sociais são, agora, a segunda maior influência nas decisões de compra das pessoas, atrás apenas dos amigos.

'Me-tail': consumidores investindo em experiências e saúde
Recentemente, tem havido uma tendência dos consumidores darem mais foco à lista de desejos, além de saúde e bem-estar. As listas de desejos começaram a ultrapassar as listas de compras no pós-Covid. De acordo com o estudo, este ano, 57% dos consumidores globais disseram que estavam determinados a gastar dinheiro em coisas que sempre quiseram fazer, pois 'a vida é muito curta'.

Em termos de autocuidado, dois terços (66%) das pessoas afirmaram que estão mais focados em investir na sua saúde hoje em dia do que no passado, e que isso está impactando nas suas decisões de compra. De acordo com a pesquisa, a categoria de beleza é uma das principais que as pessoas desejam comprar na Black Friday. Em 2022, saúde e beleza tiveram o maior crescimento anual nas vendas na Cyber ​​Week.

Destaque para a sustentabilidade
A sustentabilidade tem se tornado cada vez mais importante para os consumidores. 66% dos participantes do estudo afirmaram favorecer marcas que reduzem ativamente o seu impacto ambiental e 56% disseram que mudaram os seus hábitos de compra devido à preocupação com as alterações climáticas. Entretanto, a vontade de mudar só vai até quando passa a atrapalhar a conveniência. 50% dos entrevistados afirmaram que esperam receber os produtos que encomendam online no prazo de 24 horas, mas 49% dos consumidores relataram ter tentado opções de entrega sustentáveis. Além disso, 62% dos compradores afirmaram querer saber mais sobre o impacto da entrega online.

O conteúdo é fundamental
Durante a Black Friday, o cenário competitivo é intenso. O sucesso depende fundamentalmente de apresentar as ofertas certas às pessoas certas, da maneira certa e no momento certo. Segundo a pesquisa, é importante fazer isso em todos os canais relevantes, com consistência no tom e nas mensagens, e com o grau certo de personalização e relevância. O levantamento 'Future Shopper' listou descrições precisas de produtos como a segunda influência nas decisões de compra, com avaliações de usuários entre as dez principais. 64% dos participantes também afirmaram que desejam mais entretenimento e criatividade na experiência de compra online.

Crédito: Foto de CardMapr.nl na Unsplash