Estudo mostra redução de investimentos em publicidade tradicional e aumento em digital
Segundo dados da pesquisa da Emplifi, conduzida pela Forrester Consulting, o setor representa a menor porcentagem de cortes orçamentários
A publicidade OOH, como outdoors, irá sofrer o seu maior impacto em 2023, com 37% dos profissionais de marketing planejando cortes nessa área nos próximos 12 meses. É isso que aponta o estudo "Social Marketing Leaders Are In Critical Need Of Integrated Data And Agile Technology” da Emplifi, conduzido pela Forrester Consulting.
O estudo, que revelou insights de 154 CMOs, VPs de marketing e diretores norte-americanos responsáveis por marketing também revelou mudanças nas demandas dos clientes e o impacto das pressões macroeconômicas no setor. Os dados também mostraram que a publicidade e o marketing de mídia social representam a menor porcentagem de cortes orçamentários, com 14%.
"É seguro dizer que uma mudança de estratégia já foi iniciada. A pandemia notoriamente desencadeou uma transformação digital nas empresas em escala global. Como resultado, muitas marcas já começaram a mudar suas abordagens para atender às demandas do consumidor moderno", explicou Ivan Ferri, diretor de Customer Success da Emplifi.
Além disso, os dados também mostraram como a necessidade de se ter uma plataforma integrada para hospedar os dados dos clientes desafiam os profissionais de marketing a evoluírem os processos, envolvendo os consumidores como novos canais de mídia social e formatos.
"Quatro em cada cinco entrevistados, de acordo com o nosso estudo, estão usando ou expandindo investimentos em tecnologia de social commerce. Da mesma forma, 76% estão priorizando ferramentas de publicidade social e/ou digital, enquanto 66% estão investindo em plataformas de marketing de mídia social", completou Ferri.
Outro ponto levantado pela pesquisa é que mais de 80% dos líderes de marketing entrevistados priorizam a eficiência operacional, como o benefício de recrutar profissionais de marketing qualificados e o uso de tecnologia ágil, como seu principal objetivo estratégico de curto prazo.
Os dados também apontaram que as metas de contratação em curto prazo são os destaques na estratégia de mídias sociais da empresa, fazendo com que os profissionais de marketing especializados em crescimento e clientes sejam os cargos mais solicitados e recrutados pelas lideranças. De acordo com Ferri, 31% dos líderes de marketing já preencheram cargos com este foco e seguem contratando para a mesma função.
Outro ponto apresentado no levantamento é que uma porcentagem maior de funções profissionais de mídia paga, social commerce e social vídeo ainda precisa ser preenchida, indicando que podem ser funções de departamentos mais recente, mas em crescimento.
"Empresas e líderes de marketing estão buscando cargos que os ajudem a alcançar sua missão e visão de conquistar novos clientes, mas quando se trata de mídia social paga e funções de social commerce, os dados contam uma história diferente. Esses papéis não foram preenchidos e, predominantemente, estão sendo procurados. Com a incerteza econômica e a recessão iminente, as empresas precisarão ser criativas na forma como geram resultados com recursos limitados - contratar o talento certo é o ingrediente secreto", afirmou o diretor.
Por fim, os dados apresentados também revelaram que o investimento em tecnologia de marketing de mídia social está se expandindo e aproximadamente três quartos dos entrevistados estão priorizando ferramentas de publicidade digital ou social, enquanto 66% estão investindo em plataformas de marketing de mídia social. Da mesma forma, o investimento em ferramentas e marketing de vídeo aumentará para fortalecer as experiências do cliente.
“Com os clientes cada vez mais preocupados com o orçamento, os profissionais de marketing precisarão ser ainda mais criativos com suas campanhas para se tornar a marca preferida do consumidor moderno. Adquirir a tecnologia certa para facilitar a colaboração e a agilidade, além de determinar funções mais adequadas nas equipes serão medidas fundamentais ao entrarmos no novo ano”, finalizou Zarnaz Arlia, CMO da Emplifi.