Estudo revela quais são as marcas mais preparadas para o futuro no Brasil
O Nubank lidera a lista com um score de 792, impulsionado pela expansão internacional
Um estudo divulgado pela Timelens, consultoria do ecossistema FutureBrand, revelou as 30 marcas mais à prova de futuro no Brasil. Segundo o 'Future-Proof Score 2024', Nubank, Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú são as cinco primeiras que se destacam por manter-se fiel ao propósito – veja o ranking completo abaixo.
O estudo mapeou mais de 889 marcas levando em conta aspectos como relevância digital, sustentabilidade e capacidade de criar conexões emocionais com os consumidores.
A análise, que combina métodos quantitativos e qualitativos, avalia as marcas em componentes digitais e físicos a partir do entendimento da marca nas lentes de propósito e experiência. O estudo analisou mais de 22,1 bilhões de buscas no Google BR, 285 milhões de menções espontâneas nas redes sociais; 38,8 milhões de menções em notícias.
O Nubank, por exemplo, lidera a lista com um score de 792, impulsionado pela expansão internacional e capacidade de oferecer uma experiência consistente e inovadora aos clientes. A fintech se consolidou como a maior plataforma de serviços financeiros fora da Ásia, com 105 milhões de clientes.
Quanto aos setores mapeados, o de bens de consumo continua a ser o mais representado no ranking, com 10 marcas, seguido pelo varejo [8 marcas] e serviços [4 marcas].
Empresas como Natura e O Boticário destacam-se pelo compromisso com sustentabilidade e inovação, enquanto as de tecnologia, como Apple, Microsoft e Google, continuam a moldar o futuro com avanços em inteligência artificial e realidade aumentada.
A análise também revela que as marcas que mais desafiam suas categorias são aquelas que investem em inovação tecnológica e na construção de uma visão de longo prazo.
Mercado Livre e Amazon, por sua vez, se destacam pela capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, oferecendo experiências únicas e altamente personalizadas para os consumidores.
Por fim, o estudo também observa as marcas que tiveram maior crescimento em relação à edição de 2021. Embora a variação média do ranking de 2024 tenha sido de 1,3%, o que indica uma relativa estabilidade, algumas se mostraram mais empenhadas no compromisso com a declaração de propósito e engajamento frente ao consumidor, neste ano.
# | Marcas | Setor | Score 2024 | Variação 2024/2021 |
1 | Nubank | Financeiro | 792 | 1% |
2 | Netflix | Serviços | 773 | 2% |
3 | Mercado Livre | Varejo | 755 | 7% |
4 | Amazon | Varejo | 747 | 6% |
5 | Itaú | Financeiro | 743 | 12% |
6 | Natura | Bens de consumo | 742 | -8% |
7 | Apple | Tecnologia | 723 | 8% |
8 | Microsoft | Tecnologia | 711 | 4% |
9 | Tecnologia | 710 | 6% | |
10 | iFood | Serviços | 706 | -3% |
11 | Adidas | Bens de consumo | 689 | 3% |
12 | Spotify | Serviços | 688 | 4% |
13 | Samsung | Tecnologia | 680 | -3% |
14 | McDonald's | Bens de consumo | 670 | 1% |
15 | Magazine Luiza | Varejo | 665 | -9% |
16 | C&A | Varejo | 663 | -5% |
17 | Renner | Varejo | 662 | -2% |
18 | Burger King | Bens de consumo | 660 | 2% |
19 | Coca-Cola | Bens de consumo | 658 | -1% |
20 | Redbull | Bens de consumo | 657 | = |
21 | O Boticário | Bens de consumo | 656 | NOVA |
22 | Nestlé | Bens de consumo | 655 | 3% |
23 | Brastemp | Bens de consumo | 654 | 1% |
24 | Shopee | Varejo | 653 | NOVA |
25 | Porto Seguro | Serviços | 651 | NOVA |
26 | Hering | Varejo | 643 | NOVA |
27 | Skol | Bens de consumo | 640 | 2% |
28 | Shein | Varejo | 639 | NOVA |
29 | Banco do Brasil | Financeiro | 638 | NOVA |
30 | Petrobras | Energia | 636 | NOVA |
Estreantes
Outro ponto que se destaca no estudo são as novas empresas entrantes no ranking de 2024. A inserção reflete uma diversidade de setores, com marcas tradicionais como Banco do Brasil e Petrobras, que mantêm e aprimoram sua relevância para o público ao fortalecerem seus pilares essenciais.
Por outro lado, Hering, O Boticário e Porto Seguro estão se reinventando, transformando seu legado em estratégias focadas na experiência do cliente. Já as asiáticas Shopee e Shein, recém-chegadas ao mercado, rapidamente construíram relevância com estratégias diferenciadas e forte experiência de consumo.