Estudo revela que consumidor trocaria 73% das empresas
De acordo com o estudo, Nestlé e Danone trazem produtos de valor agregado para a mesa dos brasileiros, sendo líderes que inspiram confiança. Para os entrevistados, Google torna a vida das pessoas mais fácil, proporcionando paz de espírito. Natura e O Boticário, as duas únicas marcas brasileiras, são completamente ligadas à dimensão pessoal, fator extremamente importante para os brasileiros. Visa e Mastercard tornam a vida mais fácil por serem facilitadores das conquistas recentes. Já as marcas de tecnologia, como a Samsung, representam status, trazem satisfação e felicidade.
Embora os brasileiros sejam muito emocionais e sociais, as marcas de maior relevância apresentam atributos como “marcas líderes” e “inovadoras”. Na dimensão pessoal, aparecem respostas como “me dá paz de espírito e confiança”, “a marca me ajuda a me sentir feliz” e “eu gosto de ser visto usando essa marca”.
Fernando Samara, diretor de planejamento estratégico da Z+, disse que “há alguns anos, o mercado tem falado muito em como o digital e as mídias sociais mudaram o cenário da publicidade, mas isso já não é mais novidade, assim como as fórmulas para as marcas serem ‘virais’ também já não são mais novidade”.
De acordo com ele, atualmente, a grande questão é entender como as marcas têm de se comportar. “Não é só uma questão de ser funcional, emocional ou aspiracional, é preciso ter um papel significativo na vida do consumidor para ele te dar um ‘like’, um ‘share’ e um ‘buy’.”
Para Samara, o grande papel desse estudo é justamente medir esse desempenho das marcas e saber o quanto são significativas para o consumidor, para ele não trocá-las por outras.
Ele disse que o principal objetivo da pesquisa é analisar o papel das marcas na vida dos consumidores individualmente e no coletivo. Foram verificadas mil marcas e mais de 300 mil consumidores, de 34 países.
Vale lembrar que o estudo abordou todos os aspectos da vida das pessoas, incluindo o impacto no bem-estar coletivo, bem-estar pessoal (autoestima, estilos de vida saudáveis, a conectividade com os amigos e familiares) e fatores de mercado, que se relacionam com o desempenho do produto, tais como qualidade e preço.