Quem são os novos consumidores de TV Conectada na América Latina
Segundo o estudo da Samsung Ads, a transição do público latino da TV linear para o streaming mudou a forma de consumo de conteúdo
O consumo de TV tem mudado a cada ano. Se antes as pessoas eram limitadas aos canais disponíveis na TV aberta, hoje os streamings dominaram as televisões e a atenção do público. Pensando nesse cenário, a Samsung Ads lançou um estudo que apontou quais são os novos perfis dos consumidores de TV Conectada na América Latina.
O levantamento apontou que a transição do público latino da TV linear para o streaming está mudando a maneira como as pessoas consomem conteúdo e, enquanto os telespectadores de TV linear assistem regularmente a mais de quinze canais diferentes por mês, os telespectadores de streaming utilizam, em média, quatro aplicativos mensalmente.
Com a diversificação de conteúdo, a audiência se fragmentou em nichos, plataformas e aplicativos distintos, resultando em uma fragmentação da audiência específica segundo a marca, que é o "consumidor turista".
Segundo a pesquisa, esses consumidores são caracterizados pela busca constante por novidades e entretenimento que se ajustem ao seu perfil em meio a uma variedade de opções de conteúdo, ou seja, eles ficam "em trânsito" nas suas escolhas de consumo.
Por meio do estudo, a Samsung também identificou quatro subtipos de consumidores turistas, sendo eles "turistas de gênero", "turistas de streaming", "turistas de linear" e "turistas de plataformas".
No caso dos "turistas de gênero", a análise apontou que eles são ecléticos e não têm um gosto único quando se trata de conteúdo, portanto, consomem, em média, conteúdos de cinco gêneros diferentes, sendo notícias e esportes os mais consumidos.
Já os "turistas de streaming" utilizam, em média, quatro aplicativos de streaming por mês e dedicam a maior parte do seu tempo a esse tipo de plataforma. Os "turistas de linear" buscam, principalmente, por filmes, séries, notícias e eventos esportivos.
Por fim, os "turistas de plataformas" foram representados por 81% de consumidores brasiletios que consomem, em média, três plataformas por mês, gastando a maior parte do tempo em streaming e gaming, e o tempo restante em canais de TV linear, sejam eles abertos ou pagos.