‘Eu sou um mutante’, diz Marcello Serpa
Publicitário lança biografia e livro de arte no dia 11 de novembro, na loja Mula Preta, em São Paulo
Marcello Serpa lança a biografia ‘Vendo’ e o livro de arte ‘Vendo: Imagens’, ambos publicados pela Editora Afluente, no dia 11 de novembro, a partir das 19h. Escolheu uma loja de design mobiliário inspirado na cultura nordestina, a Mula Preta, em São Paulo, para receber o mercado em sessão de autógrafos. “Tem muitas histórias que as pessoas não sabem”, instiga o artista, que selecionou “peças, imagens, conceitos e campanhas que, se hoje fossem ao ar, ainda seriam relevantes”. Do primeiro desenho ainda rabiscado pelas mãos de garoto aos trabalhos assinados como designer, publicitário e pintor, Serpa mergulha na lente de Julius Wiedemann para revisitar sua trajetória. Confira a entrevista a seguir.
Do glamour à mesmice
Hoje, todo mundo reclama muito dos dados. Na minha época, há dez anos, a vilã era a pesquisa, porque tinha de testar todos os trabalhos. Não acho que seja nem a pesquisa, na época, nem os dados atrapalhando hoje.
O entrave
O problema é que a queda da mídia de massa fragmentou também a mensagem. No passado, marcas procuravam um discurso, uma campanha única, que falasse em todos os meios da mesma maneira para todas as pessoas. Isso dava personalidade à propaganda.
Bolhas
Desde os anos 1960, vimos as mensagens poderosas e efetivas que as marcas tinham. Com a fragmentação da mídia, é como se fosse a queda do Império Romano. Em vez de ter uma mensagem centralizada, hoje você tem mensagens customizadas para públicos distintos, em bolhas separadas. Não são nem parecidas. E cada bolha acaba consumindo uma mensagem diferente.
Furo
Quando uma ideia é boa, espetacular, ela consegue furar a bolha e alcançar outras. Mas isso é muito raro hoje. Com a explosão das mídias sociais, vieram campanhas que se tornam efêmeras. No TikTok, dura um ou dois dias. Há muita dificuldade de se criar mensagens que ficam na memória popular. O ciclo é muito curto e rápido. A mensagem forte e perene deveria se traduzir em todos os meios.
Fórmula complexa
A equação inclui os influencers, que também vão falar de outra maneira da marca. São muitas variáveis. É muito difícil deixar na cabeça das pessoas uma mensagem, uma unidade. É muita informação e gente falando ao mesmo tempo em tom de voz alto.
Leia a entrevista completa na edição do propmark de 27 de outubro de 2025