Historicamente, o futebol é menos popular que os esportes tradicionais dos Estados Unidos. Mas o “soccer” vem ganhando terreno nos EUA, e isso é comprovado empiricamente na Copa do Mundo. A partida entre os americanos e Portugal, realizada no último domingo (22), foi mais vista que as finais da NBA (National Basketball Association) e MLB (Major League Baseball), dois grandes eventos nacionais.
De acordo com um levantamento, o jogo, válido pelo Grupo G da Copa do Mundo – ou seja, ainda na primeira fase do torneio, teve audiência de 25,2 milhões de pessoas. Detentora dos direitos de transmissão em solo americano, a ESPN anunciou que teve em média 18,2 milhões de espectadores, além dos 500 mil que assistiram pela internet. Soma-se a isso os números da Univision, canal que transmite as partidas com narração em espanhol e atingiu 6,5 milhões de habitantes, para se atingir o número total de pessoas que viram o jogo.
O recorde anterior do “soccer” era na final da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 1999: 17,9 milhões viram os EUA levantarem o troféu. Em 2014, a final da MLB entre Cardinals e Red Sox teve média de audiência de 14,9 milhões de pessoas, enquanto a média das partidas entre Miami Heat e San Antonio Spurs girou em torno de 15,5 milhões de pessoas.
Vale lembrar que o Brasil recebe aproximadamente 198 mil turistas americanos, contando apenas os que compraram ingresso via site oficial da Fifa – excluindo portanto os que vieram e não conseguiram entradas. Também não entram na conta as Fan Fests e eventos de grande público para assistir ao jogo.
Futebol americano ainda reina
Apesar da ascensão do “soccer”, tudo indica que o esporte mais popular nos Estados Unidos segue sendo o “football” da bola oval. O Super Bowl continua disparado como evento mais visto no país (111,5 milhões de espectadores em 2014), e até mesmo a decisão do futebol americano universitário (25,7 milhões de espectadores em 2014) apresenta números melhores que as outras modalidades.