Mercado americano está de olho na produção publicitária brasileira

O potencial da produção publicitária brasileira no cenário internacional ganhou um reforço estratégico na semana passada.  Ele pode aumentar, em termos de negócios, visibilidade e reconhecimento, a partir  de uma nova ação, coordenada pela Apro (Associação das Empresas de Produção Audiovisual) com o projeto FilmBrazil, realizada em Nova York e Chicago.

Seguindo uma proposta delineada com objetivos “mais inteligentes e mais pragmáticos”,  a ação foi batizada de Brazilian Directors Showcase e  selecionou dez produtoras brasileiras para apresentações de seus trabalhos para grupos de profissionais de agências de publicidade e da área de marketing de anunciantes dos Estados Unidos.

O modelo de apresentação das produtoras brasileiras executado semana passada, de acordo com Marianna Souza, gerente-executiva da rede FilmBrazil, foi inspirado no formato de trabalho do próprio mercado publicitário norte-americano. “É mais ou menos como as produtoras dos Estados Unidos se vendem aqui”, ela diz. Em síntese, é um modelo pelo qual os rolos dos diretores são exibidos pelos próprios profissionais que assinam os filmes. Esses profissionais, por sua vez, tanto os produtores-executivos quanto os diretores de cena, têm a oportunidade de falar sobre suas estruturas empresariais e seus  perfis e estilos de trabalho para grupos de convidados formados por pessoas que são responsáveis pelos processos de tomada de decisões para a contratação de talentos de direção e dos demais serviços envolvidos em uma produção audiovisual.

“É uma iniciativa que marca uma nova fase da FilmBrazil, uma fase mais focada, mais objetiva e mais pragmática. Acho também que ela reflete uma maturidade sobre o próprio projeto de internacionalização do trabalho das produtoras”, diz Marianna.

 

Lançado pela Apro em 2009 em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), o projeto FilmBrazil vem realizando uma série de ações no Festival de Cannes e em eventos promocionais no Brasil, com o objetivo de mostrar o potencial brasileiro para o mercado  publicitário internacional. Nos últimos anos, o foco esteve mais direcionado a projetos que resultaram em visitas de profissionais americanos e europeus ao Brasil.

O showcase em Nova York e Chicago conseguiu fazer uma inversão desse processo. “Estava faltando esse passo para o projeto ganhar um caráter mais objetivo e mais pragmático”, avalia Marianna. Para ela, a nova iniciativa da FilmBrazil, além de ressaltar a qualidade de locações e diversidade de casting, consegue abrir espaço para “vender os nossos talentos”. “É um momento de ressaltar os diretores brasileiros”, diz ela.

Qualidade e união

Além de mostrar trabalhos com padrão de qualidade internacional, um dos principais impactos do showcase da semana passada foi ressaltar uma estratégia de união das produtoras pela valorização da imagem do Brasil. “Apesar de todos serem concorrentes diretos, eles sabem que estão com uma missão muito maior aqui, que é exatamente representar a qualidade da produção brasileira”, afirma Marianna.

As dez empresas selecionadas mostraram rolos com exemplos de trabalhos publicitários, a maioria premiada em competições internacionais, e uma grande variedade de conteúdo audiovisual para programação de televisão, cinema e plataformas digitais.

De acordo com Marianna, o processo de seleção das dez produtoras foi “rigoroso”. O projeto Brazilian Directors Showcase teve início em junho do ano passado, quando a ideia foi apresentada, durante o Festival de Cannes, à executiva Marian Salzman, CEO  da Havas PR, especialista em tendências de mercado, convidada para participar das avaliações dos portfólios das produtoras interessadas em disputar as dez vagas oferecidas pela FilmBrazil para a ação feita nos Estados Unidos.

A Apro, que conta atualmente com um total de 120 produtoras associadas, divulgou o projeto entre as 54 que integram a rede FilmBrazil. Houve 15 inscrições. A seleção passou por uma fase de apresentação de credenciais na qual as produtoras tiveram de preencher um questionário sobre suas realizações de projetos internacionais, premiações e especialidades técnicas. O projeto teve investimentos de cerca de US$ 200 mil e também contou com a participação do brasileiro Luís Ribeiro, que trabalha no mercado de produção audiovisual nos Estados Unidos e atua como representante da FilmBrazil nos Estados Unidos.

As produtoras selecionadas foram  Conspiração, Fulano Filmes, Hungry Man, Lobo Filmes, Los Bragas, Oca Filmes, Prodigo Films, Santa Transmedia, Zohar e Zola.

“Acho que conseguimos montar um grupo interessante tanto de empresas grandes quanto de produtoras novas, que estão há menos tempo no mercado. Este foi um dos objetivo dos projeto, que é mostrar a diversidade profissional entre as produtoras brasileiras”, avalia Marianna.

“Acho que desenvolvemos uma iniciativa extremamente importante para a produção brasileira se internacionalizar”, opina Luís Ribeiro. O showcase nos Estados Unidos, segundo ele, faz uma grande diferença em termos de otimização de oportunidades e de networking.  Ribeiro conta que também foi considerada a possibilidade de incluir Los Angeles no roteiro do showcase, “mas resolvemos nos concentrar em Nova York e Chicago porque o potencial de negócios com o Brasil pode ser muito maior”.

Para Vincent Geraghty, vice-presidente-executivo da Leo Burnett USA, que trabalha com campanhas multinacionais e ações específicas em mercados da América Latina, o showcase foi uma “boa estratégia” de exposição da qualidade de serviços das produtoras. “É uma iniciativa importante porque não temos muitas oportunidades de conhecer ou de acompanhar os talentos do mercado brasileiro. Desenvolvemos um volume muito grande de produções publicitárias aqui nos Estados Unidos e muitas vezes não sabemos o que o Brasil tem a oferecer”, diz Geraghty. Além de Geraghty, o showcase brasileiro foi visto por profissionais da mcgarybowen, McCann, Droga5, Grey, JWT, Ogilvy e BBDO, entre outras, e de empresas como Avon, Louis Vuitton e Hulu.