EUA veem anunciantes estenderem prazos de pagamento a fornecedores

Aproximadamente quatro em cada 10 anunciantes dos Estados Unidos estenderam o prazo de pagamento aos seus fornecedores de serviços de marketing neste ano, aponta um relatório elaborado pela ANA (Associação Nacional de Anunciantes) do país. De acordo com o órgão, 43% dos 98 profissionais consultados adotaram a prática.

A tendência deve continuar em 2014. O relatório aponta que 42% dos entrevistados afirma ser provável mudar os prazos de pagamento para ano que vem. A contribuição abrange as taxas pagas à agências, iniciativas de pesquisa, produção e outros serviços relacionados ao marketing. A ANA alerta que a extensão dos prazos acarreta no risco do estremecimento da relação dos anunciantes com seus fornecedores, mesmo que a razão primária para essa prática seja provocar uma melhora no fluxo de caixa da empresa.

Bob Liodice, CEO da entidade, reconhece que os prazos de pagamento são algo importante nesse relacionamento. “Enquanto a ANA não recomenda nenhum prazo ou prática específicos, pedimos colaboração pelo avanço da qualidade da relação entre anunciantes e fornecedores e dos produtos e serviços entregues”, diz. Os entrevistados apontaram os departamentos comercial e financeiro como os principais responsáveis por essas mudanças.