#EuSouUmNovoCiclo: a maior campanha da Intimus em 2021 e o foco na Geração Z
Começou nesta quinta-feira (22), a ativação digital A Casa do Novo Ciclo, parte da iniciativa #EuSouUmNovoCiclo. A ação é a maior campanha da Intimus em 2021. Em março, o lançamento aconteceu simultaneamente nos países Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Chile, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, Trinidad e Tobago e Uruguai, e segue agora com estratégia online e off-line até maio.
Fernanda Dayan, head de Marketing de Cuidados Femininos na Kimberly Clark, explica que o novo movimento global é uma evolução do que a marca vem falando nos últimos anos. Além disso, ele continua a campanha #ChegadeEstigma, lançada em 2020, em que a Intimus convida a sociedade para debater e questionar o estigma da menstruação.
A profissional afirma que este ano o objetivo é trazer a geração Z e seu olhar propositivo sobre o ciclo menstrual, propondo um diálogo aberto. “Essas meninas enxergam a menstruação como algo natural e não como algo a esconder, elas tem uma melhor relação com o corpo, com o ciclo e não aceitam as limitações impostas às mulheres. Como Intimus acompanha a evolução da mulher e da sociedade, entende que seu papel, como marca de cuidados femininos, é fomentar a discussão e ajudar a dar voz ao tema na sociedade, convidando a todos a se juntar ao novo ciclo”, comenta.
Para isso, a marca convidou embaixadoras e desenvolveu uma ação 100% digital: A Casa do Novo Ciclo. Ação de PR da PROS, ela é parte das entregas do movimento, a ação inédita na história de Intimus visa criar um ambiente voltado para a discussão coletiva e colaborativa sobre o menstruação, ciclos e tudo relacionado a esse tema no universo feminino. “A inspiração está relacionada aos sete dias do ciclo menstrual e contará com temas relevantes como o estigma da menstruação, o ciclo menstrual, autocuidado, pobreza menstrual, entre outros”, diz.
O movimento começou com o lançamento de um manifesto criado pela agência Ogilvy, que traz em vídeo a representatividade da nova geração de mulheres dispostas a viverem novos ciclos. De acordo com a executiva, o formato adotado 100% digital, além de respeitar o contexto atual potencializa o alcance ao target da marca. “Com A Casa do Novo Ciclo nesse formato, todo o conteúdo será amplificado nesse ambiente, nos perfis da marca e também via perfis das influenciadoras, incentivando com que a mensagem impacte e engaje mais pessoas. Vale ressaltar que esse formato de comunicação também tem nos permitido uma conexão a mais com jovens consumidores, possibilitando dar ainda mais luz a diferentes conversas sobre a menstruação, trazendo mais proximidade com o nosso público, com temas relevantes e que fazem parte da rotina dos nossos consumidores”, diz.
O time de embaixadoras é formado por meninas e mulheres que de alguma forma dialogam sobre o feminino em sua área de atuação. Participam a ilustradora Nath Araújo (@nanaths), que atuou com Intimus na campanha Chega de Estigma, em 2020; a atriz Fernanda Concon (@fernandaconcon); a modelo plus size e maquiadora Bia Gremion (@biagremion); cantora e compositora Mc Tha (@mcthaa); a artesã e bordadeira Izabela Melo (@belabordadeira); a atriz Raissa Chaddad (@raissachaddad); a rapper Mc Soffia (@mcsoffia); e a cantora teen Cecília Chancez (@cecilia_chancez). Além disso, a Intimus convidou a influenciadora digital e apresentadora Thaynara OG (@thaynaraog), a atriz global Thainá Duarte (@thainaduarteoficial) e a ginecologista Rebeca Gerhardt, que atua com a marca há mais de um ano produzindo conteúdo sobre saúde feminina e sexualidade.
Juntas, elas somam mais de 16 milhões de seguidores e convidarão seus seguidores para participarem de lives sobre primeira menstruação, pobreza menstrual, saúde íntima feminina, autoconhecimento.
No perfil no Instagram de Intimus, todo o conteúdo produzido por elas também terá uma edição exclusiva para as redes sociais da marca. Também foram criados pôsteres com frases do manifesto disponíveis para download no site, filtro no Instagram, gifs e stickers que poderão ser compartilhados no WhatsApp. “Mais do que discutir sobre como a nova geração vive seu ciclo menstrual, também traremos um assunto importante que é a pobreza menstrual. No último ano, Intimus lançou a Iniciativa Ela Pode visando combater à pobreza menstrual, questionar o estigma da menstruação e levar educação sobre o tema para que a sociedade seja um lugar melhor para as mulheres”, afirma.
Um dos pilares da iniciativa é a parceria com a ONG Plan International, entidade global que promove os direitos das crianças e a igualdade para as meninas. Na próxima segunda-feira (26), Intimus fará uma live com a atriz Thainá Duarte, embaixadora da Plan International, para falar sobre a importância de contribuir na luta pelos direitos das crianças, jovens e adolescentes. “Lançamos A Casa do Novo Ciclo para dar voz, força e espaço para que meninas liderem e protagonizem uma conversa coletiva, positiva e transformadora sobre a menstruação e o seu universo.”