Evento busca conscientizar sobre o e-lixo reunindo 80 mil alunos de SP

Com liderança do publicitário Maurício Eugênio e dos sócios Gustavo Damy e Glaucia Palota, o evento Greenk, junção das palavras Geek (apaixonados por tecnologia) e Green (verde e meio ambiente), tem sua edição de 2018 a partir da próxima sexta-feira (25) no Pavilhão de Exposições do Anhembi. O propósito é a conscientização do descarte correto do lixo eletrônico nesse momento no qual o mundo acumula uma série de acessórios eletrônicos e carece de meios eficazes para a sua eliminação. 

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Maurício Eugênio fala que a luta é pela conscientização

Para ativar o projeto e engajar o público-alvo, os organizadores elaboraram um Torneio Intercolegial de games, iniciado no último mês de fevereiro com a adesão de 70 escolas públicas e privadas de São Paulo. Mais de 80 mil alunos se inscreveram e a etapa final será disputada durante o Greenk 2018. Eugênio explica que, se no ano passado, durante o evento, foram arrecadadas 2,9 toneladas de e-lixo, apenas com a competição escolar já foi contabilizado um volume de 28 toneladas.

“Já cumprimos a missão de chamar a atenção para esse problema, que se intensifica com o crescimento da oferta de dispositivos tecnológicos. Para atrair os estudantes, fizemos uma ativação com cosplays do personagem Darth Wader, de Star Wars”, observa Eugênio. O Greenk, que teve 30 mil pessoas e 700 mil por streaming em 2017 pelo Terra, aguarda público presencial este ano superior a 50 mil e cerca de 1 milhão na transmisão em tempo real do site Globo.com.
O evento terá ainda torneios com jogadores profissionais de games, masculino e feminino. Entre os times estão Retália, composto por meninos e com o game Raimbown Six, e o Team Victoty, no qual as meninas disputam o Counter Strike. Na Arena conhecimento estão confirmadas palestras de representante do Principado de Mônaco, que patrocina o Greenk em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, que tem 15 pontos para coleta de e-lixo na capital paulista. Além de Marco Bissi, da Associação Brasileira de Startups; Flavio Pripas, diretor da Cubo, e Adriana Ventura, da Fundação Getúlio Vargas.

“O painel ‘A hora da startup’ conecta o público jovem com o empreendedorismo; e o de ciência e inovação, com inteligência artificial, o varejo e as cidades do futuro. A ideia é trazer à discussão o futuro dos negócios sustentáveis e os benefícios da inovação social. O Greenk é um evento privado, mas, devido à sua proposta educacional, o poder público está compartilhando a ideia. O Ministério da Ciência e Tecnologia vai colocar um caminhão no Anhembi com oficinas e experiências”, diz Eugênio.

Quem visitar o Greenk poderá jogar fora seu e-lixo, como computadores e smartphones, e trocar por ingressos. “Apostamos na diversidade de atrações para chamar a atenção de toda a família para a importância do tema. Em troca do descarte correto poderão conhecer o que há de mais interessante no mundo da cultura digital”, finaliza Fernando Perfeito, CEO do evento.

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O Caminhão da Ciência vai ser uma das atrações do evento que chega à segunda edição com propósito didático

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