Evento discute varejo 'ominichannel'

Lightcome/iStock

A 5ª edição do VTEX Day acontece nos dias 30 e 31 de maio em São Paulo e se posiciona como um dos maiores eventos de varejo multicanal da América Latina. Organizado pela VTEX, solução cloud commerce para que as marcas tenham loja de comércio eletrônico, o evento já reuniu mais de 21 mil participantes e 400 palestrantes nacionais e internacionais. O objetivo é abordar a multicanalidade do varejo, tendência de consumo dos clientes em geral.

Alessandra Hypolito, head do VTEX Day e de eventos da VTEX, afirma que a ideia de reunir os principais especialistas do setor surgiu por não haver um evento de grande porte no Brasil que unisse toda a cadeia de fornecedores do comércio eletrônico. “Nosso objetivo é mostrar as boas práticas de vendas e gestão que podem ser aplicadas nos negócios aqui no Brasil e em toda a América Latina. As pessoas vão para fazer negócios, e estamos focados nisso. As palestras têm temas ligados ao mercado, não só uma pessoa falando sobre e-commerce, mas apontando de uma forma prática o que se pode fazer na loja online. Antes, tínhamos que ir para fora para saber quais as tendências em e-commerce global”, explica a executiva.

Divulgação

Alessandra Hypolito, Head do VTEX DAY e de eventos da VTEX

Serão mais de 20 mil metros quadrados, com auditório para 3.400 pessoas, 11 salas temáticas, dois auditórios menores e uma área de exposição com, aproximadamente, 130 empresas. A expectativa de público desse ano é de 10 mil pessoas. A abertura do mercado brasileiro para esse tipo de evento é grande, explica Alessandra. Há alguns anos, existia uma grande diferença entre os eventos internacionais e os nacionais. “No entanto, hoje já podemos oferecer um evento com tão alto nível ou maior que os demais. Nos preocupamos em trazer questões inovadoras e cases que possam enriquecer a troca de experiência. Recebemos participantes de diversas cidades brasileiras, além das delegações internacionais”. 

Os apoiadores do VTEX Day vão ter liberdade para escolher os produtos que querem usar e oferecer durante o evento. Esse diferencial acontece, de acordo com Alessandra, através de uma loja virtual com opções variadas onde é possível escolher desde o estande que vai ser exposto nos dias de evento, quanto posição em banners, totens com logotipo da marca, área vip, envio de newsletter, entre outros. “Com esse modelo de e-commerce, o apoiador pode selecionar o que quer oferecer ao seu público-alvo, sem estar engessado a um modelo padrão, que não se encaixa a sua necessidade”.

 E-commerce no Brasil

O varejo online, segundo Alessandra, continua crescendo mais do que outros setores do país. Só em 2016, foram mais de R$ 44,4 bilhões movimentados pelo setor, com crescimento de 7,4 em relação a 2015, segundo o Webshoppers, da E-bit. Para este ano, a previsão é chegar em R$ 49,7 bilhões.

O crescimento pode estar atrelado a diversos fatores que crescem no país. O primeiro deles é aumentar o acesso à internet, desktop ou por dispositivos móveis, e amadurecimento do varejo para atender uma população cada vez mais conectada. “Para termos uma ideia, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2015, mais da metade da população brasileira tem acesso à Internet (58%), sendo o smartphone o primeiro meio de acesso para 89% dos brasileiros”, explica Alessandra.

Consequentemente, as marcas se preocupam em oferece melhores canais de vendas aos consumidores. De acordo com Alessandra, os clientes, ao se relacionar com uma marca que esteja tanto no online quanto no offline, não diferencia o canal. “É muito importante inserir o omnichannel (multicanal) na estratégia de comunicação. No que se refere ao atendimento (chatbot e rede social), segurança, vendas (marketplaces), novos meios de pagamento (fintechs), tudo precisa estar interligado para oferecer melhor experiência a esse consumidor”. 

Programação

Neil Patel, cofundador da Crazy Egg, Hello Bar e KISSmetrics (ferramentas de marketing digital), acaba de confirmar presença no evento. Ele falará sobre “Como transformar o legado de um varejo em uma empresa em crescimento” em palestra marcada para o dia 30 de maio, às 18h20.

Além de Patel, estão confirmados: Richard Branson, fundador do Grupo Virgin; Zia Daniell Wigder, chefe de Conteúdo Global do Shoptalk; Chau Banks, vice-presidente executiva da New York & Company; Lincoln Murphy, Customer Success da Driven Growth; Patricia Jebsen, presidente da Câmara Argentina de Comércio Eletrônico (CACE); Thiago Maia, diretor comercial do Grupo Netshoes e Patricia Amaro, diretora de E-commerce para América Latina da Unilever, além dos co-CEOs da VTEX, Mariano Gomide e Geraldo Thomaz.

 Confira a agenda completa aqui.