Eventos impactam em R$ 4,4 bi em São Paulo no 1º semestre no B2B
Ubrafe e SP Tours dizem que tíquete médio por pessoa é R$ 3,8 mil
Um total de R$ 4,4 bilhões de impacto econômico na cidade de São Paulo foi realizado pelos participantes dos eventos B2B.
Desse total, R$ 3,2 bilhões foram os impactos realizados por turistas de fora do estado ou residentes no exterior na estrutura de hospitalidade da cidade, com um gasto médio de R$ 3.800,00 por pessoa/evento; enquanto R$ 1,2 bilhão desse montante foram os impactos realizados por moradores da cidade e do estado de São Paulo, com uma estimativa de gastos de R$ 600,00 por pessoa/evento. Portanto, dos 2,8 milhões de visitantes únicos no período analisado um total de 840 mil de pessoas (30%) viajaram para a cidade de São Paulo e ativaram toda uma cadeia de hospitalidade e serviços localizada na capital Paulista.
Os eventos B2B impactam durante o ano pelo menos 52 setores diferentes, incluindo a sua infraestrutura, como hotéis, espaços para eventos, restaurantes, meios de transportes, mão de obra especializada para a produção e gestão dos eventos e feiras, incluindo equipes de produção, montadores de stands, seguranças, recepcionistas, equipes de limpeza etc.
As expectativas econômicas para o segundo semestre de 2024 na cidade de São Paulo, com base nas projeções do Barômetro, é um impacto econômico na cidade de São Paulo próximo a R$ 10 bilhões, sendo previsto mais de 1000 eventos de grande porte e possivelmente 8 milhões de visitantes esperados nesses eventos e feiras B2B.
Do total dos eventos realizados, 57% tiveram o foco Corporativo (reuniões e seminários de empresas), atraindo 19% do público total. As Feiras Setoriais de negócios apresentaram 17% do total, mas conseguiram atrair 69% dos participantes. Já os Congressos representam 14% da quantidade total, atraindo 8% de participantes, enquanto, as Convenções equivalem a 12% da quantidade, tendo atraído 4% dos participantes de eventos B2B.
“Trabalhamos para o crescimento coletivo, conectando empresas, marcas, profissionais e oportunidades. Nossa missão é proporcionar um ambiente propício para o desenvolvimento de negócios. Com os números levantados por estes barômetros semestrais conseguiremos mensurar cada vez mais o peso e a importância do setor de eventos de negócios no Brasil”, menciona o diretor-executivo da Ubrafe, Paulo Octávio Pereira de Almeida (P.O.).